06.09.2024 às 09:06h - Santa Catarina
A confiança dos empresários de Santa Catarina cresceu 5,2% em agosto, segundo uma pesquisa da Fecomércio/SC divulgada nesta quinta-feira, 5. O índice atingiu 105,8 pontos, o segundo maior aumento do país, ficando atrás apenas do Rio Grande do Sul, que registrou uma alta de 10,7%.
De acordo com a Fecomércio, o aumento foi impulsionado por uma visão mais otimista sobre o futuro da economia brasileira. Empresas do setor de semiduráveis foram as que mais elevaram sua confiança, com crescimento de 5,7%, seguidas por empresas com até 50 funcionários, que registraram alta de 5,5%.
Em relação às condições atuais, houve um crescimento de 3%, com destaque para o comércio (6,5%) e para a percepção das empresas sobre seus próprios negócios (3,7%). Mesmo assim, o índice segue abaixo dos 100 pontos, sinalizando que, apesar da melhora, o cenário ainda gera insatisfação para parte dos varejistas.
No campo dos investimentos, agosto marcou o terceiro mês consecutivo de alta, com crescimento de 2,3% na intenção de investimento, atingindo 107,4 pontos. A contratação de funcionários também apresentou alta de 1%, impulsionada pelo aquecimento do mercado de trabalho no estado.
Fonte: NSC
Comentar pelo Facebook