06.09.2022 às 14:48h - atualizado em 06.09.2022 às 16:37h - Geral
Os profissionais de enfermagem estiveram presentes, nesta terça-feira, 06, em uma mobilização em defesa do piso salarial da enfermagem em São Miguel do Oeste. Ao menos 100 trabalhadores de diversas cidades da região participaram da manifestação que se concentrou na praça do bairro São Gotardo com posterior caminhada até o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso.
- O ato ocorreu, depois que o ministro do STF, Luís Roberto Barroso, suspendeu a exigência da Lei nº 14.314/2022, que cria o piso nacional da enfermagem de R$ 4.750, e deu prazo de 60 dias para que a União e outros entes públicos e privados se manifestem no processo. A lei já havia passado pela Câmara dos Deputados, Senado e havia sido sancionada pelo Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro.
Dentre as autoridades, a Presidente interina do Coren-SC, Maristela Azevedo, também esteve presente no ato e conversou com a Rede Peperi.
Os manifestantes também trouxeram cartazes pedindo a valorização da enfermagem e a revogação da suspensão do piso. A manifestação utilizou uma via para o deslocamento até a unidade hospitalar, assim não causando nenhum prejuízo para o trânsito.
Segundo o Coren-SC, além das articulações pela revogação da decisão, as atenções estão voltadas para as mobilizações nacionais do dia 9 de setembro. O Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina, aconselha aos profissionais que procurem o seu sindicato para se organizarem e participarem dos atos no dia 9.
Foto(s): Cristian Lösch / Portal Peperi
Comentar pelo Facebook