06.07.2025 às 16:29h - Santa Catarina

Campanha acende alerta para câncer que foi detectado em 1,3 mil pessoas de SC em 2025

Ricardo Orso

Por: Ricardo Orso São Miguel do Oeste - SC

Campanha acende alerta para câncer que foi detectado em 1,3 mil pessoas de SC em 2025
Foto: Divulgação, NSC Total

Dados do Painel de Oncologia do Ministério da Saúde apontam que 1.351 pacientes foram diagnosticados com câncer de cabeça e pescoço em Santa Catarina no primeiro semestre de 2025. Por isso, a campanha Julho Verde busca conscientizar para a prevenção da doença, que tem como fatores de risco mais frequentes, o tabagismo, o etilismo (que representa 80% dos casos) e a infecção pelo HPV.

Os dados incluem casos de cânceres de cavidade oral, tireoide e laringe (88 pacientes), câncer melanoma de pele (100) e carcinoma de pele (1.251), que também pode atingir a região da cabeça e pescoço além de outras partes do corpo.

SC deve diagnosticar 2,4 mil pacientes em 2025

A previsão do Instituto Nacional do Câncer (Inca) para Santa Catarina, no triênio de 2023 a 2025, é de que surjam 1.390 novos casos de câncer de cabeça e pescoço por ano, incluindo, nesta soma, os cânceres de cavidade oral, tireoide e laringe. Se incluir o câncer de pele melanoma, que também atinge a região da cabeça e pescoço, ele sobe para 2.430 casos anuais.

— No câncer de pele, o sinal é uma ferida, uma mancha escura ou uma ferida que não cicatriza, geralmente nas áreas expostas ao sol. No câncer de boca, os pacientes costumam se referir às feridas como aftas, inicialmente, mas que não cicatrizam — explica o coordenador do setor de Cabeça e Pescoço do Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON), Gilberto Vaz Teixeira.

De acordo coma Sociedade Brasileira de Cabeça e Pescoço, no país, por volta de 70% dos casos de câncer de cabeça e pescoço são descobertos já em fases avançadas. Os motivos para o diagnóstico tardio envolvem falta de informação das pessoas sobre a doença, dificuldade ao acesso para exames e consultas, dentre outros, o que aumenta a possibilidade de sequelas e diminui as chances de cura.

Diagnosticado em fase inicial, as chances de cura são de aproximadamente 90%.

Causas e sintomas

De acordo com o Inca, o câncer de cabeça e pescoço engloba uma “série de tumores malignos que podem aparecer na boca, orofaringe, laringe (cordas vocais), nariz, seios nasais, nasofaringe, órbita, pescoço e tireoide”.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.