06.03.2023 às 17:13h - atualizado em 06.03.2023 às 20:11h - Geral
Segundo a presidente da Associação de Pais e Amigos dos Autistas, em São Miguel do Oeste, Francele Rasche, no final de semana circulou um vídeo nas redes sociais, de uma reunião que o prefeito Wilson Trevisan realizou com servidores.
Ela comenta que nesta reunião, o prefeito fez menção a comunidade autista, sendo que algumas falas foram vistas de uma forma ofensivas e preconceituosas.
Francele comentou que na manhã desta segunda-feira, 06, ocorreu uma reunião da associação com o prefeito e ele confirmou que aconteceu a reunião sim e que a fala foi no contexto de um diálogo no encontro.
Para a Peperi, ela reforçou que a associação está na luta para defender a comunidade autista, que estão em uma sociedade que ainda não entende, compreende e que precisamos respeitar as diferenças.
Nesta segunda-feira, 06, o prefeito Wilson Trevisan, se manifestou em nota, explicando a situação, confira abaixo a nota oficial na íntegra:
NOTA OFICIAL
O prefeito Wilson Trevisan, o vice-prefeito Edenilson Zanardi, a secretária de Educação, Sisse Velozo, o secretário de Saúde, Alfredo Spier, e a secretária adjunta de Saúde, Camila Bernardi, receberam, nesta manhã (06), a presidente e duas integrantes da Associação de Pais e Amigos dos Autistas de São Miguel do Oeste.
Em uma publicação em rede social, no domingo (05), a entidade pediu uma reunião conosco, solicitação que foi prontamente atendida, para tratar de uma referência ao público autista da rede municipal de ensino feita pelo prefeito em uma reunião com a equipe da Secretaria de Assistência Social, em que a pauta era a apresentação aos servidores da proposta da Administração para voltar a pagar o vale-alimentação.
Na conversa desta segunda, o prefeito e a equipe ouviram as integrantes da Associação e, em seguida, explicaram o contexto da referência feita naquela reunião.
Ao mencionar a recente decisão judicial que determina que o vale-alimentação seja pago mensalmente, inclusive em dias não-trabalhados, como durante períodos de férias e licenças, por exemplo, decisão essa, aliás, que não questionamos de forma alguma, o prefeito ressaltou que existe uma grande estrutura de profissionais em todos os setores da Administração. A maior parte deles está na Educação. É comum, na rede municipal, a presença de dois e até três professores em sala de aula para atender as necessidades de todas as crianças, entre elas as que possuem o transtorno do espectro autista. A única intenção ao fazer essa referência foi mostrar aos participantes da reunião o impacto que as finanças do Município sofreriam se o valor do vale-alimentação que estava vigente, de R$ 30,00 por dia trabalhado, continuasse a ser pago nos moldes definidos pela Justiça.
Acreditamos que tudo foi devidamente esclarecido.
Temos o maior carinho e zelo por crianças com autismo e com outras condições que exigem atendimento especializado e complementar em nossas creches e escolas, tanto que, como já mencionado, em muitas salas de aula há mais que um professor à disposição dos alunos.
Inclusive, enviamos à Câmara de Vereadores, no dia 10 de fevereiro, um projeto de lei que prevê a criação do Centro de Atendimento Educacional de São Miguel do Oeste, o Caesmo. Nesse ambiente, alunos com dificuldade de aprendizado serão submetidos a avaliação multidisciplinar. Depois, encaminhados para o acompanhamento necessário a cada condição que for identificada pelos profissionais.
Aproveitamos o encontro de hoje para reforçar que somos parceiros da Associação de Pais e Amigos dos Autistas de São Miguel do Oeste para que esse público tenha todo o atendimento necessário nas estruturas públicas municipais, especialmente as da Educação e da Saúde. Também somos parceiros de um evento que a entidade está organizando, com uma neuropsicopedagoga, que vai falar sobre estratégias educacionais para crianças com autismo.
Mais que parceira, a Administração de São Miguel do Oeste é admiradora do trabalho que a Associação realiza e que diversas outras entidades do Município também promovem em busca de inclusão.
Comentar pelo Facebook