06.02.2026 às 16:03h - atualizado em 06.02.2026 às 16:07h - São Miguel do Oeste

Vereadores mantêm veto do prefeito a projeto que dava nome de praça em São Miguel do Oeste

Ricardo Orso

Por: Ricardo Orso São Miguel do Oeste - SC

Vereadores mantêm veto do prefeito a projeto que dava nome de praça em São Miguel do Oeste
Foto: Divulgação, Ascom

A Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste realizou, na noite desta quinta-feira, 5, a primeira sessão ordinária de 2026, marcada por votações, mudanças na composição do Legislativo e pela presença do prefeito Edenilson Zanardi.

Um dos principais assuntos da sessão foi a apreciação do veto do prefeito ao projeto de lei que denominava de “Praça Edvino João Luft” a praça localizada na esquina das ruas Rui Barbosa e Sete de Setembro, no Centro da cidade. A administração municipal defende que o local receba o nome de “Praça Marco Zero”.

O projeto, aprovado pela Câmara em dezembro de 2025 e vetado posteriormente pelo Executivo, é de autoria da vereadora Cris Zanatta (PSDB). Na votação do veto, os vereadores decidiram manter a decisão do prefeito, com oito votos favoráveis, dois contrários e duas abstenções.

Votaram pela derrubada do veto os vereadores Cris Zanatta (PSDB) e Adilson Pandolfo. Já as vereadoras Ana Flávia Moreira (PT) e Silvia Kuhn (MDB) optaram pela abstenção.

Ainda durante a sessão, os vereadores aprovaram dois projetos de lei em segunda votação. O primeiro desobriga a transmissão ao vivo das reuniões dos Conselhos Municipais. A proposta foi aprovada por nove votos a três, mantendo, no entanto, a obrigatoriedade da gravação das reuniões e a publicidade das deliberações. Votaram contra os vereadores Adilson Pandolfo, Ana Flávia Moreira (PT) e Cris Zanatta (PSDB).

O segundo projeto aprovado institui e regulamenta o sistema de licenciamento de obras residenciais na modalidade autodeclaratória e foi aprovado por unanimidade.

A sessão também marcou a posse do suplente de vereador Gilberto Berte (PL), que assume a vaga deixada por Marli da Rosa, nomeada nesta semana como secretária de Urbanismo. Com a mudança, houve alteração na mesa diretora da Câmara. A vereadora Andreia Rebelatto (PSD) assumiu a primeira secretaria da Casa, enquanto Rodrigo Borghetti (PL) foi eleito segundo secretário para 2026. Também foram feitas mudanças na composição das comissões permanentes do Legislativo.

O prefeito Edenilson Zanardi acompanhou a abertura do ano legislativo e utilizou a tribuna para fazer uma prestação de contas do primeiro ano de mandato. Durante cerca de duas horas, ele apresentou dados, números e ações desenvolvidas ao longo de 2025, além de reforçar informações já divulgadas na coletiva de imprensa que anunciou os novos secretários municipais. Após a apresentação, o prefeito respondeu a questionamentos dos vereadores.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.