Polícia

06.01.2024 às 10:54h - atualizado em 06.01.2024 às 11:11h - Polícia

Ações de fiscalização da PM de Itapiranga reduzem em 30% o número de acidentes

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

Ações de fiscalização da PM de Itapiranga reduzem em 30% o número de acidentes
Foto: Polícia Militar de Itapiranga

As ações de fiscalização da Polícia Militar de Itapiranga tiveram reflexo positivo em 2023. Conforme o Comandante do Grupamento da Polícia Militar de Itapiranga, Sargento Flávio Paulus, com o aumento de fiscalização, o número de acidentes diminuiu aproximadamente 30% em 2023, comparado ao ano anterior. Por outro lado, houve aumento de 33% no número de infrações de trânsito.

Flávio Paulus destaca que a guarnição atua na prevenção de crimes e infrações, promovendo ações de conscientização e orientando a comunidade sobre medidas de segurança. Paulus revela que na maioria dos casos, os acidentes ocorrem por falta de atenção.

O Comandante do Grupamento da Polícia Militar de Itapiranga, Flávio Paulus, reforça a importância da fiscalização na prevenção de crimes e acidentes, além de programas institucionais desenvolvidas em prol da comunidade. Ele cita o Proerd, Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, que tem por objetivo, capacitar jovens estudantes para viver de maneira saudável, sem drogas e violência.

Em 2023, a Polícia Militar de Itapiranga realizou a formatura de mais de 200 alunos. Outro programa é a Rede de Vizinhos, que possui envolvimento de mais de mil moradores em Itapiranga. O Comandante do Grupamento da Polícia Militar de Itapiranga, Flávio Paulus, destaca que atualmente o programa conta com 25 grupos em Itapiranga com a participação de 1.100 moradores.

O programa é uma estratégia de policiamento, em que uma rede organizada entre comunidade e Polícia Militar e reúne vizinhos de uma determinada localidade para atuarem na proteção de residências.

Além deste programa, a Polícia Militar atua na Rede Catarina de Proteção à Mulher, tendo atualmente uma policial em Itapiranga responsável pelo programa. O programa é direcionado à prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher. Flávio Paulus destaca que em 2022 foram 47 medidas protetivas geradas, e em 2023, o número caiu para 38 medidas. Destas, seis mulheres do município possuem ativo o botão do pânico. O botão foi criado para que vítimas de violência doméstica tenham contato direto com a polícia, caso se sintam ameaçadas. Desde a criação do programa Rede Catarina no município em 2020, já foram emitidas 170 medidas protetivas.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.