05.12.2023 às 15:59h - atualizado em 05.12.2023 às 16:20h - Economia
A 5ª Expo São João inicia nesta sexta-feira, 08, e se estende até segunda-feira, dia 11, com quatro dias de feira.
A projeção da 5ª Expo São João tem por base edições anteriores do evento e também parâmetro de grandes programações que ocorrem nos municípios vizinhos como a FAIC de Iporã do Oeste e Oktoberfest de Itapiranga.
A Expo São João inicia nesta sexta-feira, 08, e se estende até segunda-feira, dia 11, com quatro dias de feira.
Conforme o Presidente da Associação Comercial e Presidente da Comissão Central Organizadora, Joel Follmann, as condições climáticas também precisam ser levadas em consideração, como o período de chuva que afasta a presença do público. Ele chama atenção que o trabalho de organização foi focado em detalhes para atrair público regional, em atrações culturais e musicais, gastronomia e um parque com expositores de vários segmentos e ampla área para as pessoas circularem.
Joel Follmann também demonstra tranquilidade na questão financeira da Exposição Feira Agropecuária, Comercial e Industrial, pois o município investiu com a mão de obra e materiais na estruturação do parque. Já as atrações musicais e culturais não terão custos para o municípios. As despesas serão pagas por meio do PIC, Programa de Incentivo à Cultura do governo estadual.
Joel Follmann considera que o envolvimento do poder público e privado gerou uma união de sucesso. Ele destaca que a organização ocorre por parte do Governo Municipal, Associação Comercial e a Associação Cultural. Desta forma, cada setor cuida de uma parte específica da Feira, atende as questões legais da legislação e garante recursos para investimentos significativos em atrações para o púbico.
Follmann salienta que haverá cobrança de ingresso somente para a arena de show no sábado à noite, 09, com João Bosco e Vinícius.
O presidente da ACISJO destaca fatores que projetam a Expo São João com grande sucesso. Segundo Joel Follmann, desde o início da organização, diferentes segmentos ficaram responsáveis por funções específicas. Ele menciona que a Associação Comercial e Industrial foi responsável pela organização dos estandes, incluindo reservas e comercialização. Os expositores efetuam o pagamento dos espaços diretamente para a ACISJO.
Já o setor agropecuário e tudo relacionado ao urbanismo da Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial ficou por conta do município. Follmann destaca que a prefeitura disponibilizou mão de obra qualificada em setores fundamentais da estrutura e ornamentação. E a ACASJO, Associação Cultural Alemã de São João do Oeste teve a responsabilidade de organizar as atrações culturais e musicais no palco e na praça de alimentação.
O presidente da Comissão Central da Expo São João projeta grandes negócios durante os quatro dias da Feira. Segundo Joel Follmann, é muito difícil quantificar o volume de recursos que o evento movimenta. De acordo com ele, grandes vendas, muitas vezes dependem de longas negociações. As tratativas iniciam na feira e acabam sendo concluídas até meses depois. Follmann observa que isso ocorre em casos de investimentos maiores em máquinas, equipamentos e construções.
Joel Follmann é otimista para os diferentes setores terem sucesso, pois a Expo São João não é realizada há cinco anos e terá grandes novidades ao público.
- OUÇA!
- Matérias relacionadas:
1. São João do Oeste divulga atrações da 5ª Expo São João
2. São João do Oeste finaliza preparativos para a Exposição Feira
3. Soberanas da Expo São João visitam as rádios Itapiranga e Oeste FM
Foto(s): Delmar Cláudio/Rede Peperi
Comentar pelo Facebook