05.10.2021 às 14:38h - atualizado em 05.10.2021 às 17:45h - Geral
Períodos de chuvas e ondas de calor são propícios para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, mas também de animais peçonhentos. A bióloga da regional de Saúde, Marcieli Bogo alertou para os cuidados que devem ser adotados pela população regional.
Ela comentou que os dias mais quentes e eventuais dias de chuvas trazem consigo algumas doenças que precisam ser levadas em consideração. Conforme a bióloga, em algumas residências não possuem recipientes com água parada, mas tem espaços com entulhos que possam criar outros tipos de animais peçonhentos. Com isso, ela alertou também para estes cuidados básicos e diários para serem adotados pela população.
Marcieli disse que as práticas de prevenção devem ser adotadas durante os dozes meses do ano, mas destacou o atual período que demanda maior atenção. A bióloga salientou também a aproximação do dia dos finados onde precisa adotar algumas medidas devido ao grande número de flores em vasos que são deixados nos túmulos.
A equipe regional de Saúde está elaborando a realização do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti - LIRAa.
Segundo a bióloga, Marcieli Bogo, tendo em vista a proximidade do verão, o setor regional começa a trabalhar neste plano. Ela salientou que este levantamento é realizado em todos os municípios do país, sendo isso uma mobilização nacional para buscar e exterminar focos do mosquito da dengue. Ainda no mês de novembro, a equipe realizará o dia D no último sábado do mês para reforçar as orientações sobre a necessidade dos cuidados e prevenção.
Comentar pelo Facebook