05.09.2024 às 08:56h - Clima
A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina tem registrado intensos dias de fumaça no ar, resultantes das queimadas que ocorrem em regiões como a Amazônia e o Centro-Oeste. Ventos vindos do Norte, impulsionados pelo Jato de Baixos Níveis (JBN), estão trazendo as partículas até o estado.
Segundo especialistas, o JBN é um fluxo de ar quente e úmido da Amazônia, que transporta a fumaça, especialmente antes da chegada de frentes frias. A fumaça tem sido mais visível ao amanhecer e entardecer, quando o céu fica avermelhado. A qualidade do ar está em alerta, com possíveis impactos na saúde, principalmente para crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias.
Fenômeno intensificado pelo El Niño
Meteorologistas explicam que o El Niño intensificou as chuvas no Sul do Brasil, mas secou áreas da Amazônia e Centro-Oeste, aumentando as queimadas. A previsão indica que a chegada de uma frente fria trará alívio temporário para Santa Catarina, com a mudança dos ventos para o Sul a partir de quarta-feira, 4, mas a fumaça deve retornar nos próximos dias com a virada dos ventos para o Norte.
Comentar pelo Facebook