05.09.2024 às 09:42h - atualizado em 05.09.2024 às 11:11h - São Miguel do Oeste

Incêndios na região de São Miguel do Oeste dobram em um mês, alerta Corpo de Bombeiros

Ricardo Orso

Por: Ricardo Orso São Miguel do Oeste - SC

Incêndios na região de São Miguel do Oeste dobram em um mês, alerta Corpo de Bombeiros
Foto: Rudinei Heinle/ Portal Peperi

O número de incêndios em vegetação atendidos pelo 12º Batalhão de Bombeiros Militar de São Miguel do Oeste mais que dobrou no mês de agosto, passando de 37 para 80 ocorrências, de acordo com o subcomandante Major BM Michael Magrini. Ao todo, até o início de setembro, foram registrados 285 atendimentos, um aumento de 26% em comparação ao ano passado.

Segundo o major Magrini, a maioria desses incêndios é resultado da ação humana, especialmente em áreas rurais, onde é comum o uso do fogo para limpar terrenos. "A vegetação seca por causa da geada e os ventos fortes fazem com que as queimadas saiam do controle, o que leva as pessoas a pedir ajuda dos bombeiros", afirma. Ele também destaca que incêndios criminosos estão sendo investigados pela Polícia Militar Ambiental e outras autoridades.

Magrini ainda ressalta os prejuízos ambientais causados pelos incêndios, como a morte de animais, destruição de habitats e aumento da poluição do ar, que tem se intensificado pela fumaça que chega de outras regiões. Até o momento, não houve feridos graves, mas o major alerta para os riscos à vida e ao patrimônio caso as ocorrências continuem crescendo.

Foto(s): Rudinei Heinle/ Portal Peperi

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.