cresol mobile

05.08.2022 às 13:11h - atualizado em 05.08.2022 às 13:19h - Efacitus

Veterinário da 14ª Efacitus destaca cuidados para a exposição de animais

Marcos Herbert

Por: Marcos Herbert Iporã do Oeste - SC

Veterinário da 14ª Efacitus destaca cuidados para a exposição de animais
Foto: Arquivo/Rede Peperi

Continua depois da publicidade

A exposição de animais em feiras exige uma preparação prévia para garantir o bem estar animal. De acordo com o Médico Veterinário de Tunápolis e Responsável Técnico da 14ª Efacitus, Eduardo Dotto, a partir do momento da homologação da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) junto ao Conselho de Medicina Veterinária (CRMV), o profissional contratado é o responsável por garantir o bem estar animal.

Ele enfatiza que esse processo já inicia na avaliação morfológica para atestar se eles apresentam condições para a exposição, bem como com a conferência dos exames obrigatórios e demais documentações. Depois do alojamento nas baias, o Responsável Técnico também tem o dever de garantir o conforto e o bem estar durante todos os dias de confinamento. Caso surja algum quadro clínico, o profissional também deve prestar o atendimento veterinário ou encaminhar o animal para outro receber a assistência necessária.

As regras se aplicam para pequenos e grandes animais como cães, gatos, pássaros, peixes, coelhos, ovinos e bovinos, observando as especificidades de cada espécie. De acordo com o veterinário, Eduardo Dotto, o objetivo final é de garantir que todos os animais estejam em perfeitas condições de saúde e sem a presença de endoparasitas, ectoparasitas ou doenças infectocontagiosas. Ele pontua que o trabalho do Responsável Técnico só termina depois do encaminhamento seguro dos animais de volta para as propriedades.

Matérias relacionadas

- 14ª Efacitus é confirmada para setembro em Tunápolis

- Com novidades, Tunápolis lança oficialmente a 14ª Efacitus

- Ingressos para os shows da 14ª Efacitus já estão disponíveis

Foto(s): Arquivo/Rede Peperi

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.