05.07.2025 às 10:39h - atualizado em 05.07.2025 às 10:44h - Geral

Assistência Social quer maior investimento dos governos estadual e federal

Ricardo do Nascimento

Por: Ricardo do Nascimento Itapiranga - SC

Assistência Social quer maior investimento dos governos estadual e federal

Itapiranga vai aproveitar a Conferência Municipal de Assistência Social para debater assuntos bem complexos. Neste ano o tema será os 20 anos do SUAS, Sistema Único de Assistência Social. Meta é ouvir a comunidade para projetar as ações nos dois próximos anos. Conforme a Secretária de Itapiranga e coordenadora do Colegiado de Assistência Social da Ameosc, Simone Felin, serão 05 eixos. Ela chama atenção para o eixo de sustentabilidade financeira.

Destaca ainda que é preciso envolvimento financeiro do município, estado e governo federal. Conforme Simone, atualmente 85% dos recursos são municipais e isso acaba pesando demais para as prefeituras. A meta é estabelecer políticas públicas de assistência social de maneira mais ampla.

Simone Felin assumiu no ano passado e colegiado da região da Ameosc e neste ano foi mantida no cargo. Segundo ela, somente para o CRAS, Itapiranga destina R$ 800 mil por ano. São 03 funcionários, incluindo o serviço de convivência, com atendimento de crianças, adolescente e idosos.

A demanda é maior que a capacidade que o município tem para atender. Uma das competências do colegiado é debater políticas públicas e cobrar maior contribuição do estado e do governo federal. A Conferência de Assistência Social em Itapiranga, será dia 11 de julho, na Comunidade Kolping.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.