05.07.2024 às 10:58h - Geral

Tunápolis trabalha na quarta etapa do Plano Diretor

Ricardo do Nascimento

Por: Ricardo do Nascimento Itapiranga - SC

Tunápolis trabalha na quarta etapa do Plano Diretor
Foto: Ilustrativa

Município projeta ações que vão facilitar o desenvolvimento do perímetro urbano. O Plano Diretor de Tunápolis tem projeção para entrar em vigor a partir de 2025. Conforme o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Turismo, Sérgio Eidt, foram superadas três etapas de estudos técnicos e coleta de sugestões. No momento ocorre a elaboração das leis eu vão compor o Plano Diretor em diversas áreas do perímetro urbano. Além das questões burocráticas, já ocorreram audiências públicas para coleta de sugestões. O Secretário comenta que a participação popular é essencial para ampliar a abrangência das demandas. A Associação Empresarial também tem participado das sugestões.

O Secretário de Indústria e Comércio, Sérgio Eidt salienta que em 35 anos de emancipação, Tunápolis sempre manteve diversas leis de forma independente e agora terá o Plano Diretor unindo todas as legislações. O Secretário destaca a união do plano de uso e parcelamento do solo, lei do perímetro urbano, código de postura, código de obras e edificações, sistema viário, política ambiental municipal e política de saneamento básico. Todas estas leis vão seguir um regramento muito claro. Eidt lembra ainda que seguem os estudos do Plano Ambiental e o Plano de Mobilidade Urbana, que estão sendo elaborados de forma paralela. O Secretário chama atenção para o trabalho de equipe técnica que já contabiliza mais de 600 páginas que abordam as diferentes situações. Os vereadores também participam das avaliações para ajustes necessários.

Etapas de elaboração do Plano Diretor de Tunápolis já tiveram situações identificadas que precisam de ajustes. O Secretário de Indústria e Comércio mencionam que as leis ainda seguem em análise. Sérgio Eidt destaca que a cidade possui ruas estreitas, com oito metros de largura e com isso não permitem estacionamento nos dois lados e fluxo de trânsito em dois sentidos. Está em debate a adoção de mão única ou estacionamento em apenas uma lateral. EIDT comenta que é preciso pensar Tunápolis para os próximos 10 anos e a população tem uma grande oportunidade de participar diretamente das definições. Após o Plano Diretor estar em vigor, qualquer alteração depende de encaminhamentos via Conselho da Cidade e vários trâmites para modificar situações no perímetro urbano.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.