05.05.2021 às 21:38h - atualizado em 05.05.2021 às 21:51h - Geral
A Polícia Civil de Santa Catarina identificou a arma utilizada na cruel tragédia na escola infantil Pró-Infância Aquarela, na manhã de terça-feira, 04, em Saudades, como uma Katana, espada milenar de origem japonesa. A arma, que é rara de ser encontrada no Brasil, costuma ser utilizada como decoração por colecionadores, e o valor chega a passar dos R$ 5 mil.
Foi com ela que um jovem de 18 anos matou cinco pessoas. Entre as vítimas fatais estão três crianças, todas bebês com até dois anos, a professora Keli Adriane Anieceviski, de 30 anos, e a agente educativa, Mirla Renner, de 20 anos.
De acordo com o cuteleiro José Marcos Massato Nishimura, a Katana “é propriamente a arma dos samurais, e é um equívoco dizer que ela é ‘espada ninja’. Aqui no Brasil são poucos que fazem essa espada”.
Normalmente a espada é adquirida por colecionadores, entusiastas e pessoas com alto poder aquisitivo. Inclusive, são fabricadas algumas réplicas de filmes como Kill Bill, por exemplo.
“Se a espada apreendida for original, ou tiver procedência japonesa, desmontando o cabo da lâmina, que é preso por um pino, encontra-se o nome do fabricante/artesão, material e data. Alguns até nomeiam a espada por ser única. Com relação ao preço, aquelas que são forjadas no Brasil têm custo superior a R$ 5 mil”, avalia o profissional.
“Para ser considerada Katana, a lâmina não deve ser inferior a 60 cm, pois nesse caso é uma espada chamada Wakizachi, que tem sua lâmina a partir dos 45 cm”, explica o dono da Cutelaria Nishimura, de São José, na Grande Florianópolis.
Afiadas e mortais
Segundo Nishimura, as katanas originais e forjadas com o aço Tamahagane são consideradas “as espadas mais afiadas e mortais”.
Isso se deve pelo fato do aço, técnica e design, serem “pensados e criados para encerrar o combate com apenas um golpe”. A função original desse tipo de espada é exclusivamente para combate e treino, informa o cuteleiro.
A espada Katana geralmente é comprada com um aço de baixa qualidade e sem acabamento, pois é utilizada apenas para enfeitar o ambiente e dessa forma tem um custo menor.
Fonte: ND +
Comentar pelo Facebook