05.05.2021 às 08:28h - atualizado em 05.05.2021 às 09:18h - Geral
A fundação ocorreu em 5 de maio de 2011 com objetivo de dar oportunidade aos alunos que se destacavam nas escolinhas de música do município. O grupo iniciou com 38 integrantes, praticamente todos violonistas.
O presidente da Associação da Orquestra, Clemente Schnorrenberger, relata que o desenvolvimento ocorreu com apoio dos familiares dos integrantes. Devido a grande demanda de trabalho em decorrência dos ensaios e apresentações, em 2013, foi criada a Associação da Orquestra de Violões de Itapiranga visando dar suporte para maior desenvolvimento do grupo.
Schnorrenberger lamenta que a pandemia impede uma grande apresentação para celebrar os 10 anos. Um vídeo foi produzido para celebrar esta data especial.
Orquestra já recebeu reconhecimento oficial por espetáculos que proporciona em suas apresentações. Em 2012, a Câmara de Vereadores de Itapiranga entregou uma menção honrosa em virtude de uma grande apresentação na 34ª Oktoberfest. Em 2015 foi a vez da Assembleia Legislativa de Santa Catarina reconhecer a Orquestra com uma comenda concedida a entidades que realizam ações relevantes e de destaque no estado.
O maestro Henrique Drebel relata que o início não foi fácil devido a limitações de instrumentos e espaço adequado para os ensaios. Os obstáculos foram superados e o reconhecimento do público é considerado o maior estimulo para a persistência em buscar aperfeiçoamento. Segundo Drebel, o apoio do poder público de Itapiranga, de empresas e voluntários estão entre os fatores positivos para o crescimento da Orquestra.
Orquestra tem objetivo maior que a música. O maestro Henrique Drebel lembra que a entidade mudou de nome devido a inclusão de outros instrumentos e passou para Orquestra de Itapiranga. Ele relata que o objetivo principal é difundir valores éticos e morais, utilizando a educação musical como elemento formador do caráter.
Drebel avalia que os shows e apresentações são efeitos secundários. Objetivo principal é a educação através da música. O maestro avalia que é gratificante o resultado alcançado a base de muito esforço e talento. Ele elogia o potencial que os integrantes possuem para a música de alta qualidade.
Henrique Drebel também diz que é preciso agradecer a cada um dos integrantes e suas famílias por terem contribuído para o crescimento da Orquestra de Itapiranga. Ao longo de 10 anos, são mais de 130 integrantes, com limite máximo de 17 anos. Ao total foram 139 apresentações em 27.521 quilômetros percorridos divulgando a cultura do município.
A Orquestra de Itapiranga preparou um resgate histórico dos 10 anos de atividades em forma de vídeo com depoimentos de ex-integrantes e pais. Além disto, a Orquestra está preparando um show especial para brindar com a comunidade esta data especial para a entidade, assim que a pandemia passar.
Comentar pelo Facebook