05.04.2023 às 11:09h - atualizado em 05.04.2023 às 11:55h - Política
Vários profissionais da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Santa Catarina estiveram nesta terça-feira, 04, em Itapiranga. As atividades ocorreram na Câmara de Vereadores com palestras na parte da manhã e oficinas a tarde.
As capacitações visam proporcionar maior conhecimento da legislação referente ao trabalho dos parlamentares. Conforme a Diretora da Escola do Legislativo da ALESC, Marlene Fengler, estiveram presentes aproximadamente 50 pessoas que fazem parte do Projeto Vereador Mirim de Itapiranga, Tunápolis, São Miguel do Oeste e Iraceminha. O próximo seminário de formação para os Vereadores Mirins está previsto para acontecer no mês de agosto, na cidade de Iraceminha.
A Diretora da Escola do Legislativo faz um apelo para maior incentivo ao Projeto Vereador Mirim. Na condição de ex-deputada estadual e atual suplente de deputada federal, Marlene Fengler, considera que o Projeto Vereador Mirim tem grande importância e deveria estar presente em todos os municípios. Ela lamenta que poucas Câmaras de Vereadores na região incentivam este parlamento jovem. Para ela, é fundamental preparar os futuros políticos como verdadeiros representantes da população.
Marlene Fengler menciona a capacitação com professores de história falando sobre o papel do vereador, a hierarquia das leis e Constituição Federal. Já as oficinas possuem como principal foco a oratória, sendo uma das grandes dificuldades de falar em público. Marlene ressalta que a formação proporciona parlamentares mais qualificados.
Marlene Fengler defende ter esta formação nas escolas para prepara as pessoas para a vida em todas as instâncias. A Diretora da Escola do Legislativo informa que as crianças possuem grande interesse nas capacitações. Segundo ela, este é um debate mundial que visa preparar melhor os componentes do legislativo e executivo. Marlene anunciou que vai participar do Encontro Internacional de Escolas do Legislativo, em Genebra, na Suíça, na sede da ONU. O evento será realizado em junho e também vai contar com presença do Banco Mundial que tem interesse em incentivar estas capacitações.
Foto(s): Diana Isabel/Rede Peperi/Ascom
Comentar pelo Facebook