05.03.2025 às 09:34h - Saúde

Xanxerê registra morte de paciente diagnosticada com dengue e chikungunya

Ricardo Orso

Por: Ricardo Orso São Miguel do Oeste - SC

Xanxerê registra morte de paciente diagnosticada com dengue e chikungunya

Xanxerê registrou a primeira morte por chikungunya na noite desta segunda-feira, 3. A vítima era uma jovem, de 22 anos, internada em estado crítico desde 12 de fevereiro em um hospital da região. Segundo a coordenadora da Vigilância em Saúde, Caroline Cenzi, a cidade está em situação de surto.

A jovem era moradora do bairro Vila Sesamo e também foi diagnosticada com dengue. A secretária de Saúde de Xanxerê não sabe informar como foi a forma de contágio da vítima, mas diz que vai investigar a morte. A mulher não apresentava comorbidades.

Xanxerê está em situação de surto

Desde fevereiro, Xanxerê registrou 16 casos de chikungunya e 300 focos, espalhados por vários bairros da cidade. A Vigilância em Saúde do município ativou o comitê intersetorial para conter o avanço da doença, além de fazer aplicações de fumacê nos bairros.

— Entre outras ações de fiscalização, recolhimento de lixo. Estamos trabalhando bastante na questão para tentar controlar o vetor — informa Caroline.

Os moradores que apresentarem os sintomas da doença devem procurar a unidade de saúde mais próxima ou buscar atendimento através da telemedicina.

Veja os sintomas chikungunya

A dengue e a chikungunya possuem semelhanças em alguns sintomas. No entanto, a dengue está mais relacionada a dores no corpo, enquanto no caso da chikungunya as dores acontecem mais na articulação. Um exame de hemograma ajuda a diferenciar os dois casos.

- Febre alta;

- Dor muscular;

- Dor na articulação;

- Dor de cabeça;

- Exantema na pele;

- Sinais duram de 3 a 10 dias geralmente.

Fonte: NSC Total

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.