05.02.2026 às 09:48h - Política
A deputada federal Caroline De Toni anunciou a lideranças políticas que pretende deixar o Partido Liberal (PL) para disputar uma vaga ao Senado nas eleições de 2026. A decisão foi comunicada ao presidente nacional da legenda, Valdemar Costa Neto, nesta quarta-feira, 4, conforme relatos de fontes próximas à parlamentar.
A mudança ocorre após a deputada ser preterida na configuração da chapa majoritária em Santa Catarina. De Toni buscava viabilizar a candidatura ao Senado pelo PL, mas o partido optou por uma aliança com o PP no estado, com a possível indicação do senador Esperidião Amin como um dos nomes ao cargo.
O outro nome é Carlos Bolsonaro (PL), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, que renunciou ao cargo de vereador no Rio de Janeiro para se candidatar ao Senado por Santa Catarina nas eleições de 2026. Carlos vem de sete mandato consecutivos na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro.
Nos bastidores, Valdemar Costa Neto teria informado à deputada que acordos políticos já estavam definidos com o presidente nacional do PP, Ciro Nogueira. Como alternativa, o dirigente chegou a oferecer a liderança do partido na Câmara dos Deputados caso De Toni aceitasse disputar novamente o cargo de deputada federal pela legenda.
A parlamentar negocia agora a filiação em uma nova sigla e deve anunciar o destino nas próximas semanas. Entre os partidos em conversa estão Novo, PRD, Podemos, Avante, MDB e PSD. Segundo informações de bastidores, o Novo teria sinalizado apoio e garantido espaço para a candidatura dela ao Senado.
Comentar pelo Facebook