04.11.2024 às 14:18h - Agricultura
Sindicato dos Produtores Rurais registra aumento de agricultores interessados em programa de assistência técnica. Os resultados são considerados positivos e motivam novas participações a cada ano. O Programa de Assistência Técnica e Gerencial proporciona visitas de um especialista nas propriedades, acompanhando a rotina de trabalho e repassando orientações importantes para maior eficiência no sistema produtivo.
Conforme o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Waldemar Schroeder, em outubro foi formado um novo grupo com 30 vagas e foram mais de 45 inscritos. O Presidente ressalta que a fila de espera mostra a importância do Programa e o interesse dos produtores rurais em buscaram mais conhecimento.
Programa ATG tem duração de dois anos, com assistência técnica na propriedade. Os profissionais são contratados pelo SENAR, o que garante gratuidade aos produtores rurais. De acordo com o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Waldemar Schroeder, estão em desenvolvimento, dois programas voltado ao gado leiteiro, um para gado de corte e um na apicultura.
O Sindicato possui atuação em Itapiranga, Tunápolis e São João do Oeste, além de atender produtores rurais de Iporã do Oeste e Mondai. Schroeder destaca que foi lançado mais um curso de inseminação artificial, no programa de melhoramento genético. Esta atividade é voltada somente para gado de corte e foram incluídos ainda produtores de Santa Helena e Descanso.
Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Itapiranga é vice-presidente regional da Faesc, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina. Waldemar Schroeder menciona importantes debates que ocorrem nas reuniões da diretoria estadual. O vice-presidente da FAESC também presta auxilio para diversos sindicatos da região oeste.
Segundo Schroeder, a federação tem grande empenho na busca de políticas públicas para os produtores rurais. Ele chama atenção que a FAESC não possui estruturas físicas como sede visando reduzir custos e destinar 100% dos recursos para programas de incentivo à produção agrícola.
Comentar pelo Facebook