04.11.2020 às 11:14h - atualizado em 04.11.2020 às 18:12h - Política
O Peperi Entrevista da última quinta-feira, 29, recebeu o candidato a prefeito da chapa de consenso para a eleição de Barra Bonita. A coligação “Unidos por Barra Bonita” composta por MDB-PSDB-PP-PT escolheu o nome de Agnaldo Deresz do MDB como candidato a prefeito e de Roberto Giongo do PSDB, como vice.
De acordo com Agnaldo, a candidatura única começou a ser discutida na eleição de 2016 e a proposta foi amadurecida e concluída neste ano. Ele citou que vários fatores contribuíram para esse consenso, entre eles, a situação financeira do município e a redução dos gastos de campanha com apenas um candidato. Agnaldo também comentou que os partidos abriram mão das candidaturas e da disputa para evitar o confronto e construir o município de forma conjunta.
Mesmo com apenas um candidato, a coligação “Unidos por Barra Bonita” está em campanha eleitoral no município. Os candidatos a prefeito Agnaldo Deresz e a vice Roberto Giongo, estão percorrendo o município, visitando eleitores e empresas. Agnaldo disse que eles estão explicando os motivos que levaram os partidos a lançar um candidato de consenso e estão apresentando as propostas e projetos da coligação para Barra Bonita. Ele disse que o plano de governo foi preparado para promover o desenvolvimento local com geração de empregos e renda. Segundo o prefeito, uma das metas é atrair novas empresas e valorizar o comércio local.
Um dos principais desafios do candidato único de Barra Bonita para os próximos quatro anos é aumentar a arrecadação própria da prefeitura. De acordo com Agnaldo Deresz, atualmente, apenas 8% da receita da prefeitura vem de fontes próprias. Os outros 92% vem de repasses do estado e da União. Agnaldo comentou que aumentar esse percentual é fundamental, já que existe uma discussão no congresso para incorporar as cidades que tenham menos de 10% de receita própria. O planejamento para chegar a esse objetivo já foi traçado pelo candidato.
Agnaldo Deresz afirmou que a coligação “Unidos por Barra Bonita” só vai discutir o preenchimento dos cargos e os nomes para a equipe de governo depois da eleição. Ele disse que o grupo de partidos que integram a coligação não discutiu a divisão dos cargos e que o pensamento está voltando para o desenvolvimento do município. Agnaldo antecipou que a ocupação dos cargos vai levar em conta a capacidade e o conhecimento técnico dos nomes. Ele comentou que o município precisa de pessoas comprometidas com a solução dos problemas e com o crescimento do município.
Foto(s): João Bresolin/ Portal Peperi
Comentar pelo Facebook