04.09.2024 às 14:18h - atualizado em 04.09.2024 às 14:22h - Geral

Usina de Asfalto do Conder supera meta para o primeiro ano

Ricardo do Nascimento

Por: Ricardo do Nascimento Itapiranga - SC

Usina de Asfalto do Conder supera meta para o primeiro ano
Foto: Ilustrativa

Em oito meses de atividade foi atingido o volume projetado para todo ano de 2024. Já são 30 mil toneladas de asfalto produzido de janeiro até fim de agosto. Esta era aproximadamente a estimativa de produção até dezembro. Somente no mês de agosto foram 8 mil toneladas entregues para projetos dos municípios da região de abrangência da Ameosc.

O Programa Mais Asfalto, do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional abrange 19 municípios do Extremo Oeste. Conforme o Diretor do Programa Mais Asfalto, Volmir Giumbelli, o trabalho tem se destacado pela eficiência e com menor custo por metro quadrado de pavimentação.

O desafio do Programa Mais Asfalto é melhorar a eficiência na aplicação do material. Segundo o Diretor, a produção é maior que a capacidade de aplicar o asfalto nos municípios que solicitam as pavimentações. Volmir Giumbelli anuncia investimentos para aumentar a capacidade do CONDER nas pavimentações. Já está em processo de licitação para compra ainda neste ano de mais um rolo pneumático.

O Consórcio já possui uma máquina para este serviço, porém foi constato a necessidade de mais um rolo com pneu para dar maior agilidade nas pavimentações. De acordo com Volmir Giumbelli, o Consórcio está orientando os municípios para realizarem contratos com empresas para aplicação do asfalto. Neste caso o Conder vai apenas fornecer o material. O Diretor entende que é uma forma de agilizar o atendimento das demandas e manter economia para as Prefeituras.

O Diretor do Programa Mais Asfalto considera que o momento é atípico na demanda por asfalto. Volmir Giumbelli observa que este é um ano com fim de mandato dos prefeitos e grande volume de recursos para pavimentações. Já para 2025 o Consórcio Intermunicipal projeta redução nos serviços em virtude do começo de mandato dos prefeitos.

O Diretor lembra que o Programa Mais Asfalto é destinado somente para prefeituras, sem entregar material para empresas privadas. Segundo Giumbelli, a iniciativa do Conder tem sido essencial para o desenvolvimento regional, melhorando a infraestrutura viária e proporcionando melhores condições de trânsito dos moradores nos municípios beneficiados. Ele cita que o sucesso do Programa Mais Asfalto é um exemplo de como a cooperação intermunicipal pode gerar resultados significativos para a comunidade.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.