04.09.2024 às 09:28h - Geral

Palestrante destaca importância do programa de formação de jovens e mulheres cooperativistas

Cleide Thessing

Por: Cleide Thessing Iporã do Oeste - SC

Palestrante destaca importância do programa de formação de jovens e   mulheres cooperativistas
Foto: Arquivo/ Rede Peperi

O Seescop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) em conjunto com as cooperativas afiliadas da Alfa Alimentos está realizando à vários anos no Estado de Santa Catarina, o programa de Formação de Mulheres e Jovens Cooperativistas.

Conforme o palestrante e cooperativista João Batista Schneiders, o programa tem por objetivo promover a sustentabilidade da cooperativa, do cooperativismo e a valorização da mulher e do jovem, por meio da Educação Cooperativista e do aprimoramento dos conhecimentos necessários à promover uma melhor organização e participação das mulheres no quadro social da cooperativa e na comunidade onde atuam.

Schneiders frisa que a formação visa ainda capacitar as mulheres para que as mesmas possam ter uma visão do seu papel dentro das atividades que desenvolvem nas cooperativas, e em cargos de liderança nas comunidades conselhos fiscais e de administração, entre outros.

A formação está fundamentada em seis eixos temáticos principais, sendo a Educação Cooperativista, Desenvolvimento Interpessoal, Liderança Feminina, Orçamento Familiar, Oratória e Organização do Núcleo Feminino.

O Programa desenvolvido pela Sescoop também tem o foco voltado aos jovens cooperativistas, com o intuito de repassar aos participantes a importância do empreendedorismo nas empresas e propriedades rurais da região. Por meio da educação cooperativista, o programa tem como intuito que os jovens adquiram conhecimentos para tomada de decisões, façam uma reflexão profunda sobre seu papel na sociedade e se capacitem como lideranças.

Além disso, trata-se de uma estratégia de desenvolvimento comunitário, de sustentabilidade e perpetuação do cooperativismo. O palestrante João Batista Schneiders enfatiza que o programa conta com um corpo técnico de professores e técnicos especializados nos assuntos e é realizado em duas etapas, sendo a formação modular e formação continuada.

Ao todo, a formação modular no formato presencial é composta de uma sensibilização e conteúdo programático, subdivididos em módulos obrigatórios estabelecidos pelo SESCOOP/SC, com carga horária máxima de 106 horas/aula.

O programa possibilita ainda sua execução de maneira online, contendo os módulos obrigatórios com carga horária total de 70 horas/aula.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.