04.09.2024 às 10:05h - atualizado em 04.09.2024 às 11:52h - Extremo Oeste

Extremo Oeste registra 26 casos de tuberculose em 2024, superando total de 2023

Ricardo Orso

Por: Ricardo Orso São Miguel do Oeste - SC

Extremo Oeste registra 26 casos de tuberculose em 2024, superando total de 2023
Foto: Divulgação/ Agência Brasil

A tuberculose humana segue em crescimento no Extremo Oeste Catarinense. Em Descanso, um novo caso foi confirmado recentemente, sob monitoramento da secretaria de Saúde. A regional da DIVE de São Miguel do Oeste, que abrange 30 municípios da região, registrou até agosto de 2024, 26 notificações da doença. No ano de 2023, esse número foi menor, com 24 casos notificados ao longo de todo o ano.

O município de São Miguel do Oeste lidera o número de ocorrências em 2024, com 12 registros até o momento, enquanto Descanso, Dionísio Cerqueira, Flor do Sertão, Guarujá do Sul, Iporã do Oeste, Itapiranga e outros também tiveram notificações. Para efeito de comparação, em 2023, os municípios de Bandeirante, Palma Sola e outros apresentaram casos isolados.

A enfermeira Alini Balbinot, da Vigilância Epidemiológica da DIVE, destaca que os municípios estão sendo orientados quanto às estratégias de notificação, tratamento e prevenção. Ela reforça que o SUS oferece o tratamento integralmente e que a busca ativa por sintomáticos respiratórios é essencial para conter o avanço da doença.

Everton Boff, coordenador do curso de Farmácia e Biomedicina da Unoesc São Miguel do Oeste, alerta que, apesar de a vacina BCG estar disponível gratuitamente, a falta de adesão da população tem contribuído para o aumento dos casos. Ele alerta que a tuberculose é uma doença transmitida pelo ar, e a prevenção é a chave para evitar novas infecções.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.