04.09.2024 às 08:38h - atualizado em 04.09.2024 às 10:10h - Extremo Oeste
As estimativas iniciais para a safra de verão 2024/2025 indicam um cenário mais otimista para as culturas agrícolas do Extremo Oeste de Santa Catarina. O Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola da Epagri divulgou os números durante evento virtual na última segunda-feira, prevendo bons resultados para as produções de soja, arroz, feijão, milho, maçã e banana.
Segundo o gerente regional da Epagri de São Miguel do Oeste, Sidnei Simon, as condições climáticas menos adversas em 2024 devem impulsionar a produtividade, revertendo os impactos negativos das chuvas intensas que marcaram a safra 2023/2024.
Mesmo com uma diminuição de 7% na área plantada de milho, a produção deve crescer 12%. Simon explicou que o uso do milho é diversificado em Palma Sola, Dionísio Cerqueira e Descanso, o milho grão predomina, enquanto em São Miguel do Oeste e Guaraciaba, a maior parte é utilizada para silagem, garantindo alimentação para o gado leiteiro.
Já a soja, que segue com bom retorno financeiro e custos de produção mais baixos, terá um aumento de 2,5% na área plantada na região. Simon acredita que a safra mais produtiva trará benefícios tanto para os agricultores quanto para a economia local, fortalecendo o setor agrícola do Extremo Oeste.
Comentar pelo Facebook