04.09.2021 às 11:40h - Geral
O Sicoob Creditapiranga registrou aumento de dois terços na demanda por recursos do Plano Safra. Comparação é feita com o primeiro trimestre do Plano Safra de 2020.
Para o presidente da cooperativa, Simplício Meurer, são dois fatores que justificam este expressivo acréscimo na busca por recursos. Ele afirma que o agricultor está acreditando nas atividades que desenvolve e também em função de aumento de preço de insumos, máquinas, equipamentos e materiais de construção utilizados nas edificações necessárias para a produção rural.
O presidente pondera que o Plano Safra teve valores significativos disponibilizados, porém algumas linhas BNDS já estão esgotadas. Segundo Meurer, será preciso que o governo federal faça remanejamento de valores, além de mexer no orçamento. O sistema bancário consegue ajustes com recursos de repasse para atender todas as demandas.
No primeiro trimestre do Plano Safra 2021-2022, a estimativa era de 19 milhões de reais e passou para 30 milhões de reais. Demandas para o próximo trimestre já atingem mais 30 milhões de reais.
O presidente do Sicoob Creditapiranga alerta para os produtores rurais agilizarem os encaminhamentos. Simplício Meurer, diz que pode faltar recursos devido à grande demanda que está ocorrendo. Os pedidos de recursos são atendidos de acordo com a ordem de solicitação do financiamento.
Ele lembra que a demanda é suprimida de acordo com as possibilidades do governo. Cultivo de milho lidera a busca por recursos, seguido pelas lavouras de soja. Atividades da suinocultura, avicultura e produção de leite registram grandes investimentos m busca de modernização dos sistemas de produção.
Comentar pelo Facebook