04.07.2025 às 15:45h - Animais

Veterinário destaca alta produtividade das propriedades de Itapiranga

Ricardo do Nascimento

Por: Ricardo do Nascimento Itapiranga - SC

Veterinário destaca alta produtividade das propriedades de Itapiranga

A redução no número de propriedades e o aumento no volume de produção pode parecer contraditório, porém a explicação é simples. Segundo o Veterinário, Ramiro Bonotto, isso é fruto na eficiência dos produtores. Ele explica que Itapiranga e municípios vizinhos possuem características de produtores rurais focados em alta qualidade nos trabalhos que desenvolvem. Ele reconhece que a produção de leite está cada vez mais restrita a propriedades estruturadas.

Bonotto menciona pesquisa do Sebrae Tec apontando que em 2007 o município possuía 900 produtores de bovinos de leite, com produção de R$ 30 milhões ao ano. Já em 2023, restavam apenas 500 produtores, porém a produção saltou para R$ 70 milhões de leite ao ano. Conforme o Veterinário, além de maior quantidade, os produtores também entregam e melhor qualidade de leite.

Ramiro Bonotto aponta Itapiranga como uma das maiores bacias leiteiras de Santa Catarina. O Veterinário chama atenção para a importância da tecnologia e melhoramento genético para proporcionar sustentabilidade das propriedades rurais. Isso é considerado um ponto altamente positivo. Bonotto também lembra que Itapiranga é referência em sanidade animal, com o controle de Brucelose e Tuberculose, isso gera maior segurança na atividade leiteira.

Para a sucessão familiar e investimentos em tecnologia, a sustentabilidade é considerada fundamental e isso também ocorre na migração para o bovino de corte. Conforme o Veterinário, é possível criar gado de corte em pequenas propriedades, porém é necessário um amplo planejamento para ter eficiência e lucratividade.

Ramiro Bonotto deixa a coordenação do curso de Medicina veterinária da Uceff. Ele exerceu a função por quase 10 anos e garante que esta foi uma decisão muito difícil, pois tem grande consideração pelo Centro Universitário Uceff e ama o trabalho que desempenha. O Médico Veterinário optou por retornar as suas origens e trabalhar na propriedade da família, com produção de grão e criação de gado de corte no município de Maçambará, no Rio Grande do Sul.

Ramiro Bonotto, destaca que teve muito aprendizado na função que desenvolveu com muita dedicação em Itapiranga. Ele admite a possibilidade de desenvolver atividades como professor, com necessidade de menor tempo dedicado em comparação ao que realizava na condição de coordenador do Curso de Medicina veterinária.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.