04.06.2024 às 16:47h - Acidente

FAB investiga queda de avião que causou mortes de ex-diretor da Odebrecht e piloto

Ricardo Orso

Por: Ricardo Orso São Miguel do Oeste - SC

FAB investiga queda de avião que causou mortes de ex-diretor da Odebrecht e piloto
Foto: Divulgação/ G1

A queda do avião que matou duas pessoas entre Garuva e Itapoá, no Norte de Santa Catarina, será investigada pela Força Aérea Brasileira (FAB). O acidente aconteceu na segunda-feira, 3, após a aeronave tentar pousar no aeroporto de Joinville, na mesma região, e arremeter.

Os destroços do biomotor foram localizados na madrugada desta terça, 4. As vítimas foram identificadas como Geraldo Cláudio de Assis Lima, piloto, e Antônio Augusto Castro. O passageiro era engenheiro civil, empresário em Governador Valadares, em Minas Gerais, e ex-diretor da Odebrecht, onde foi funcionário de carreira.

Segundo a FAB, investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), órgão do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER), localizados em Brasília (DF), foram acionados para apurar o incidente ainda nesta terça:

"Na Ação Inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação", informou o órgão.

O CENIPA é responsável por investigar as ocorrências aeronáuticas no país para prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram. O órgão afirmou que a apuração sobre a queda da aeronave acontecerá no "menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência".

Difícil acesso

O local em que o bimotor caiu é de mata fechada, sem cobertura de internet e próximo a uma ribanceira. A queda ocorreu durante o trajeto entre Governador Valadares (MG) e Florianópolis.

Conforme o Corpo de Bombeiros Militar, a aeronave "por motivo ainda desconhecido", "optou por descer no aeroporto de Joinville, onde arremeteu, vindo posteriormente a cair na região Barrancos".

A aeronave não tinha pouso previsto para o aeródromo, mas entrou em contato com a equipe de controle aéreo por volta das 18h de segunda.

Fonte: G1

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.