04.03.2025 às 10:51h - Santa Catarina
A onda de calor que atinge Santa Catarina deve permanecer no Estado até a próxima sexta-feira, 7, com temperaturas máximas previstas acima dos 40°C em áreas do Oeste e Litoral Sul, informou a Defesa Civil nesta segunda-feira, 3. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas devem ficar 5°C acima da média durante o período.
O calor intenso em Santa Catarina é devido à massa de ar quente que atua no Sul do Brasil há alguns dias, diz a Defesa Civil. A condição provoca tardes com temperaturas máximas acima dos 30°C e noites abafadas em todas as regiões do Estado.
O Inmet emitiu um alerta laranja de calor no último sábado, 1°, para Santa Catarina. O nível é de “perigo” para o Estado.
A combinação de calor e umidade pode favorecer o desenvolvimento de temporais isolados no período da tarde e à noite. As chuvas, segundo a Defesa Civil, não devem afetar uma grande quantidade de municípios, mas podem causar, de forma pontual, alagamentos e enxurradas, especialmente entre a quarta, 5, e a quinta-feira, 6.
Veja a previsão para os próximos dias
O sol e o calor intenso seguem predominando em quase todas as regiões de Santa Catarina nesta terça-feira de Carnaval (4). Nas áreas litorâneas, o dia inicia com maior nebulosidade no litoral e áreas próximas, onde há condições para chuvas ocasionais e de fraca intensidade. Na parte da tarde, as máximas ficam na casa dos 35°C na maioria das áreas e oscilam de 36°C a 38°C, no Oeste e no Litoral Sul.
O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas às altas temperaturas, como desconforto térmico, desidratação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias, principalmente na população vulnerável.
Na quarta-feira (5), o tempo segue semelhante aos dias anteriores. Ao longo do dia o sol predomina e o calor se intensifica rapidamente. As máximas ficam entre 30°C e 35°C nas áreas centrais e de Serra, enquanto superam os 35°C no Oeste e Litoral Sul.
No Extremo Oeste, o dia será com termômetros na casa dos 37°C. O risco segue moderado a alto para ocorrências relacionadas ao calor intenso. Na região, o calor e a disponibilidade de umidade favorecem pancadas de chuva e temporais isolados entre a tarde e a noite, mas o risco é baixo para ocorrências associadas.
Fonte: NSC Total
Comentar pelo Facebook