04.03.2022 às 14:55h - atualizado em 04.03.2022 às 14:57h - Geral

Projeto prevê atualização do regimento interno da Câmara de Princesa

Maruhan França

Por: Maruhan França São José do Cedro - SC

Projeto prevê atualização do regimento interno da Câmara de Princesa
Ivan Guilherme/Acervo Portal Peperi

A Câmara de Vereadores do município de Princesa possui dois projetos de lei que se destacam para serem analisados em comissões e consequentemente votados em plenário. Os projetos se tratam de ampliação na carga horária do contador da Casa, que atualmente está em dez horas semanais. Já o segundo o projeto se trata da atualização do regimento interno.

Conforme o líder da bancada de oposição Valdir Markus, o regimento em vigor foi elaborado pela primeira legislatura de Princesa baseado nas normas similares ao regimento interno da Câmara de Vereadores de São José do Cedro. Para o vereador, o atual conjunto de normas é bastante antigo e não atende mais às demandas nos dias de hoje. Entre várias diretrizes para serem atualizadas, o vereador citou a norma sobre o tempo mínimo para entrada de um projeto de lei vindo do poder executivo. Atualmente a administração pode encaminhar uma mensagem até 15 minutos antes de iniciar uma sessão para apreciação e votação dos vereadores. Esta lei está ultrapassada e necessita ser ajustada para garantir tranquilidade aos vereadores sobre análise de um projeto.

Já o projeto de lei, de origem legislativa, altera a carga horária do contador da Câmara de Vereadores, e o mesmo ainda precisa passar pela análise dos membros da Casa. O líder da oposição Valdir Markus, explicou que o projeto propõe ampliar das atuais dez horas semanais para 20 horas. O mesmo texto deixa em aberto a possibilidade de ajustar a carga horária entre dez e 40 horas semanais sem a necessidade de submeter um novo projeto para votação. Por acreditar que não se trata de uma lei polêmica, o vereador está otimista com a aprovação do texto. Markus destacou que a proposição desta nova lei se deve a demanda de trabalho do profissional.

Valdir está em seu período de licença e deixou sua cadeira para seu irmão Márcio Markus durante 30 dias. Para ele, é importante proporcionar um período no legislativo aos suplentes visando trabalhar em prol da comunidade tendo em vista uma possível nova candidatura nas próximas eleições.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.