04.03.2021 às 15:56h - atualizado em 04.03.2021 às 17:14h - Prefeitura

Itapiranga anuncia reajuste de 24% na tarifa de água

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

Itapiranga anuncia reajuste de 24% na tarifa de água

A conta de água está pesando no bolso do consumidor de Itapiranga com aumento de 24% na tarifa cobrada pela prefeitura. O reajuste segue a legislação e vem estabelecido desde a administração anterior.

A troca no sistema de leitura e emissão da fatura também contribuiu para maior valor devido o atraso na conclusão da leitura e com isso foram mais dias em apenas uma conta. O diretor de água e esgoto, Osmar Müller explica que a empresa que instalou o novo sistema atrasou o serviço e gerou um certo transtorno. Já em relação ao reajuste, o diretor explica que o percentual está estabelecido em lei e segue a variação do IGPM que teve alta de 24% em 2020 gerando este aumento que impacta na fatura dos consumidores e está gerando reclamações. Müller reforça que não é possível alterar esta cobrança no momento.

Despesas com o sistema de água necessita de maior arrecadação para manter o equilíbrio nas contas. Materiais que são comprados pelo município tiveram reajuste superior a 100%. O diretor de água e esgoto cita como exemplo tubos e conexões. Ele chama a atenção que as empresas enfrentam dificuldades para a entrega dos materiais.

Município arrecada 400 mil reais com fatura de água na cidade e interior. Valor será superior a partir do reajuste de 24% que será pago pelos consumidores. O sistema de captação, tratamento e distribuição possui alto custo. O diretor, Osmar Müller, cita que somente com energia elétrica o município gasta em torno de 250 mil reais.

As despesas incluem ainda a constante compra de matérias para manutenção, melhorias na rede e reservatórios, além de despesas com os servidores. O diretor também já identificou a necessidade de investimentos nas cinco estações de tratamento de água, além de modernização para evitar desperdício de água tratada com telemetria na rede. O sistema de água pública de Itapiranga possui cinco estações de tratamento, 300 reservatórios, mais de 1.000 quilômetros de tubulação e 5.700 ligações.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.