04.02.2021 às 21:28h - atualizado em 05.02.2021 às 09:59h - Geral
Um caminhão carregado com suínos tombou no final da tarde desta quarta-feira, 3, após o motorista ter acessado uma via secundária indicada pelo GPS no interior de Iporã do Oeste.
Conforme Rafael Reinehr, Secretário de Agricultura e responsável pelo setor de Transportes e Obras do município, já em outros momentos. pelo fato de alguns caminhoneiros se utilizarem do GPS para chegar a determinados locais no interior dos municípios da região, acabaram acessando estradas secundárias que não oferecem as mesmas condições de trafegabilidade para veículos de grande porte da forma em que as vias gerais oferecem e por vezes enfrentaram dificuldades nesses tipos de acessos. O secretário explica que no início do ano, por conta das férias de muitos servidores e devido às chuvas frequentes, o setor tem dado atenção especial às estradas principais que concentram maior tráfego de veículos maiores e pesados.
O responsável pelo setor disse ainda, que com a melhora do tempo, o trabalho deve se intensificar para deixar as estradas do município em perfeitas condições de trafegabilidade.
Quanto ao destino adequado das carcaças dos animais mortos no acidente, Marcos Pohlmann, Engenheiro Agrônomo do município de Iporã do Oeste, explica que tão logo a equipe da Secretaria de Agricultura tomou conhecimento do acidente, buscou junto a órgãos como o Instituto do Meio Ambiente, IMA, orientações para dar o destino ambientalmente correto tendo em vista o grande número de animais mortos.
Com acompanhamento de um técnico, as carcaças receberam o descarte adequado, evitando desse modo, a contaminação do lençol freático e do meio ambiente num todo.
O engenheiro agrônomo disse ainda que, seguindo as orientações do IMA, os animais foram recolhidos do local do acidente e levados a uma vala aberta pela secretaria de Transportes e Obras do Município em local adequado. A vala recebeu preparo com impermeabilização por meio de uma manta plástica. Os animais foram acondicionados e receberam cobertura com material orgânico o que segundo o engenheiro agrônomo, de forma segura com o passar do tempo poderão ser incorporados ao solo como adubo.
Foto(s): Divulgação
Comentar pelo Facebook