03.12.2024 às 09:07h - atualizado em 03.12.2024 às 09:11h - Geral
O Conselho Municipal de Cultura de Iporã do Oeste realizou na última semana, uma reunião de avaliação e encerramento das atividades de 2024. Durante o encontro, também foram discutidos os planos para o próximo ano, com destaque para a atualização do Plano Municipal de Cultura, que será uma das principais ações para 2025.
De acordo com o presidente do Conselho, Sebastião Froes, que assumiu novamente a presidência após um período de afastamento, o conselho é composto por 16 conselheiros, que representam entidades legalmente constituídas no município. A atual gestão foi definida por decreto do prefeito em março deste ano, para o biênio 2024-2025.
Froes ressaltou que a parceria entre o Conselho, a Prefeitura e o Instituto Nacional de Arte e Cultura de Iporã do Oeste (INDAC) tem sido fundamental para o sucesso das ações culturais no município. Ele destaca que em 2024, foi possível realizar diversos eventos importantes e finalizar com êxito a execução de 13 editais, que garantiram recursos para várias entidades culturais.
Entre os eventos destacados, o presidente do Conselho, Sebastião Froes mencionou as comemorações alusivas aos 35 anos de emancipação politico-administrativa de Iporã do Oeste, além de desfiles e apresentações culturais que marcaram o ano.
Para 2025, o grande desafio será a atualização do Plano Municipal de Cultura, que precisa ser revisto. O atual plano traz 33 metas e a expectativa é de que, no início de 2025, o município realize uma conferência para discutir as novas diretrizes e metas culturais.
Sebastião Froes também destacou a importância do fortalecimento das entidades culturais e a preocupação com a viabilidade financeira desses grupos. Ele frisa que é preciso garantir o aporte financeiro necessário para que as entidades continuem desenvolvendo suas atividades e projetos culturais.
O presidente do Conselho Municipal de Cultura de Iporã do Oeste mencionou em entrevista a transição na liderança do INDACI, com a saída da atual diretora Luciane Kist, que foi reconhecida pelo seu trabalho e dedicação à cultura local.
A nova diretora do instituto será Márcia Machado, que já tem experiência com a cultura municipal e foi uma das responsáveis pelas primeiras iniciativas do Conselho, em 2014.
Sebastião Froes ressaltou a importância do trabalho conjunto. Frisou que no Conselho Municipal de Cultura, a participação de todos é fundamental, tendo em vista que o trabalho deve ser coletivo, com foco no fortalecimento da cultura local, para que as crianças, jovens e idosos tenham acesso a atividades culturais de qualidade.
O presidente lembrou que as reuniões do Conselho de Cultura de Iporã do Oeste acontecem bimestralmente e são abertas à participação das entidades culturais do município.
A próxima reunião já está agendada para o dia 10 de fevereiro de 2025.
Comentar pelo Facebook