03.10.2024 às 14:59h - atualizado em 03.10.2024 às 15:03h - Educação
Educação abre debate para maior participação de entidades nas ações das escolas. O município de Itajaí sediou o trigésimo quinto Simpósio Catarinense de Administração da Educação. O evento foi promovido pela Associação de Administradores Escolares de Santa Catarina, a AAESC e pela Secretaria Municipal de Educação. Estiveram presentes gestores, administradores e demais profissionais da educação de várias cidades do Estado.
O integrante do Núcleo de Acompanhamento Pedagógico da Regional de Educação de Itapiranga, Daniel SkrsypcsaK participou da programação realizada na semana passada e relata a importância de ajustes no sistema de ensino. De acordo com ele, são vários aspectos que devem ser aperfeiçoados para facilitar os avanços na educação.
O Simpósio abordou a temática da gestão democrática e a contribuição dos órgãos colegiados. Daniel Skrsypcsak observa que a escolha dos gestores de forma democrática significa uma evolução, porém isso não é suficiente. Ele chama atenção para a necessidade de maior envolvimento do Conselho Deliberativo, que é formado por representantes de diferentes seguimentos, profissionais que atuam na escola, pais ou responsáveis, alunos e representantes da sociedade civil.
APP, a Associação de Pais e Professores e Grêmio Estudantil completam os órgãos que auxiliam na rotina escolar. Daniel Skrsypcsak defende maior envolvimento destas entidades, no entanto as escolas muitas vezes enfrentam problemas até mesmo para encontrar voluntários formar estas diretorias.
Debate em Simpósio da Educação visa obter maior envolvimento nas questões das escolas onde os filhos estão estudando. De acordo com o integrante do Núcleo de Acompanhamento Pedagógico da Regional de Educação de Itapiranga, Daniel Skrsypcsak, órgãos colegiados atuam em situações pontuais na rotina dos educandários, porém distante das discussões pedagógicas. Independente da participação da comunidade escolar, as decisões vão nortear as rotinas escolares.
Conforme Daniel Skrsypcsak, é preciso participar das decisões, porém este é um grande desafio muito grande. Ele salienta que a participação dos órgãos colegiados proporciona maior segurança aos gestores, pois as decisões terão amparo da comunidade escolar, incluindo o projeto político pedagógico.
Comentar pelo Facebook