03.09.2025 às 09:02h - Turismo
O município de Itapiranga terá um novo ciclo do programa Cidade Empreendedora, do Sebrae, com novas oportunidades para quem investe no turismo. Serão capacitações com foco em profissionalização e maior rendimento financeiro aos empreendedores. Segundo a Gerente de Turismo de Itapiranga, Stefani Specht, o município mantém vários programas de incentivos econômicos, além de distribuição de brita e serviços de máquinas, porém a maior demanda é por capacitações.
“Estão em desenvolvimentos atividades em parceria com o Senac, que visam a qualidade no atendimento ao turismo e marketing. Nos próximos dias terá conclusão de atividades e início de novas capacitações” disse.
Na parceria com o Sebrae serão oferecidos cursos de Roteiro Agroturístico, voltado para agricultura familiar com objetivo de aproximar os turistas da gastronomia, cultura e jeito de viver no campo. Stefani Specht considera que o Agro Turismo já está consolidado em Itapiranga, sendo o carro chefe do setor.
O Cidade Empreendedora vai viabilizar o curso Arte Catarina, que visa aprimorar o artesanato. “Os artesãos terão oportunidade de profissionalizar o trabalho que desenvolvem e agregarem valor aos seus produtos” explica.
De acordo com Stefani Specht, o objetivo é fortalecer o trabalho que já é feito e dar visibilidade aos talentos locais. O desafio é qualificar os trabalhos manuais com consultorias individuais e capacitações coletivas.
Um dos investimentos projetados é para que turistas tenham grande quantidade de produtos como lembranças de Itapiranga. De acordo com a Diretora de Turismo, é preciso criar atrativos para os visitantes terem lembranças de Itapiranga e motivos para retornarem. A meta é construir um catálogo com 60 produtos de Itapiranga.
A capacitação Arte Catarina terá apenas 15 vagas e será necessário selecionar os inscritos. Serão 305 horas de capacitação. Já no Agro Turismo, serão disponibilizadas 20 vagas com 293 horas de capacitações.
Comentar pelo Facebook