03.09.2025 às 09:02h - Turismo

Itapiranga investe em cursos para profissionalizar turismo

Ricardo do Nascimento

Por: Ricardo do Nascimento Itapiranga - SC

Itapiranga investe em cursos para profissionalizar turismo
Foto: Ricardo do Nascimento/Rede Peperi

O município de Itapiranga terá um novo ciclo do programa Cidade Empreendedora, do Sebrae, com novas oportunidades para quem investe no turismo. Serão capacitações com foco em profissionalização e maior rendimento financeiro aos empreendedores. Segundo a Gerente de Turismo de Itapiranga, Stefani Specht, o município mantém vários programas de incentivos econômicos, além de distribuição de brita e serviços de máquinas, porém a maior demanda é por capacitações.

“Estão em desenvolvimentos atividades em parceria com o Senac, que visam a qualidade no atendimento ao turismo e marketing. Nos próximos dias terá conclusão de atividades e início de novas capacitações” disse.

Na parceria com o Sebrae serão oferecidos cursos de Roteiro Agroturístico, voltado para agricultura familiar com objetivo de aproximar os turistas da gastronomia, cultura e jeito de viver no campo. Stefani Specht considera que o Agro Turismo já está consolidado em Itapiranga, sendo o carro chefe do setor.

O Cidade Empreendedora vai viabilizar o curso Arte Catarina, que visa aprimorar o artesanato. “Os artesãos terão oportunidade de profissionalizar o trabalho que desenvolvem e agregarem valor aos seus produtos” explica.

De acordo com Stefani Specht, o objetivo é fortalecer o trabalho que já é feito e dar visibilidade aos talentos locais. O desafio é qualificar os trabalhos manuais com consultorias individuais e capacitações coletivas.

Um dos investimentos projetados é para que turistas tenham grande quantidade de produtos como lembranças de Itapiranga. De acordo com a Diretora de Turismo, é preciso criar atrativos para os visitantes terem lembranças de Itapiranga e motivos para retornarem. A meta é construir um catálogo com 60 produtos de Itapiranga.

A capacitação Arte Catarina terá apenas 15 vagas e será necessário selecionar os inscritos. Serão 305 horas de capacitação. Já no Agro Turismo, serão disponibilizadas 20 vagas com 293 horas de capacitações.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.