03.09.2025 às 09:03h - atualizado em 03.09.2025 às 09:06h - Geral

Comissão do Senado aprova envio de denúncias de ex-assessor de Moraes a réus do 8/1

Ricardo Orso

Por: Ricardo Orso São Miguel do Oeste - SC

Comissão do Senado aprova envio de denúncias de ex-assessor de Moraes a réus do 8/1
Saulo Cruz/Agência Senado

O presidente da CSP (Comissão de Segurança Pública), senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), afirmou nesta terça-feira, 2, que todas as informações apresentadas por Eduardo Tagliaferro, ex-chefe da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), serão disponibilizadas às defesas dos réus no julgamento dos atos de 8 de janeiro.

A medida, aprovada em votação simbólica pelos membros da CSP, tem como objetivo permitir que os advogados tenham conhecimento das supostas irregularidades processuais praticadas por ordem do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes e tomem as “providências cabíveis”.

Flávio explicou que, inicialmente, sua intenção era disponibilizar os documentos ao público, mas ressalvou que o conteúdo pode incluir conversas privadas.

“Isso pode acabar expondo as pessoas. Que deixassem à disposição dos advogados para que pudessem fazer uma análise daquilo que pudesse ser útil para seus clientes”, disse Flávio Bolsonaro.

Relatório contra Moraes e Gonet

A CSP também aprovou a elaboração de um relatório das denúncias de Tagliaferro contra Moraes e o procurador-geral da República, Paulo Gonet, que também teria atuado fora do rito processual.

Segundo Flávio Bolsonaro, o relatório será encaminhado ao presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, para que avalie a possibilidade de suspensão do julgamento em curso do 8 de janeiro.

Cópias do relatório serão enviadas ao TSE, ao CNJ (Conselho Nacional de Justiça), ao CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público), à OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e ao governo dos Estados Unidos.

Além disso, a comissão vai requisitar proteção ao ex-chefe da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação do TSE (Tribunal Superior Eleitora), Tagliaferro, que está na Itália, e aos seus parentes.

Fonte: ND+

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.