03.07.2021 às 10:32h - Geral
Técnicos da Celesc descobriram que o apagão na noite de sexta-feira, 02, que deixou 53 mil unidades consumidoras sem luz em Itajaí e Balneário Camboriú foi causado por um ato de vandalismo. Um objeto lançado contra a subestação, que fica na Praia Brava, provocou um incêndio nos equipamentos de energia.
De acordo com a Celesc, o artefato – um pedaço de madeira com fita plástica, encontrado ainda na madrugada - foi lançado sobre a rede de distribuição de média tensão, a poucos metros da subestação. O impacto provocou um curto-circuito de alta corrente elétrica, que percorreu os condutores até o transformador que incendiou.
Imagens que circulam pelas redes sociais mostram que houve pelo menos uma explosão. Além da alta tensão, os aparelhos da subestação demandam uma grande quantidade de óleo, que impulsionou o fogo. Eram cerca de 26 mil litros de óleo no local, segundo o Corpo de Bombeiros.
O combate ao fogo demandou trabalho conjunto dos bombeiros de Itajaí e Balneário Camboriú. A energia foi restabelecida por volta de meia-noite, duas horas após o apagão, por meio de manobras na rede elétrica.
Os técnicos da Celesc trabalham, agora, na tentativa de recuperação do equipamento incendiado.
A Subestação Itajaí Fazenda fica na Avenida Osvaldo Reis, que liga Itajaí e Balneário Camboriú, e é cercada por comércio e residências. Há diversas câmeras de segurança nos arredores, que poderão ajudar a identificar o responsável pelo vandalismo.
Em 2019, um apagão semelhante atingiu 50 mil unidades consumidoras nas duas cidades. O incidente foi provocado por um gato, que conseguiu entrar na área de alta tensão.
Fonte: NSC Total
Comentar pelo Facebook