03.04.2025 às 08:24h - Geral

Trump anuncia tarifa de 10% para produtos importados do Brasil

Ricardo Orso

Por: Ricardo Orso São Miguel do Oeste - SC

Trump anuncia tarifa de 10% para produtos importados do Brasil
Foto: Divulgação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira, 2, que o país passará a cobrar uma tarifa de 10% sobre todas as importações do Brasil. A medida faz parte de um decreto que estabelece tarifas recíprocas para os parceiros comerciais dos EUA.

Além disso, Trump detalhou outras tarifas que serão aplicadas a países que taxam produtos norte-americanos. Segundo ele, as novas tarifas recíprocas serão, no mínimo, metade da alíquota cobrada por esses países, com uma taxa mínima de 10%.

A cobrança dessas tarifas entrará em vigor a partir de 5 de abril. Já as tarifas específicas para países com maiores déficits comerciais com os EUA começarão a ser aplicadas no dia 9 do mesmo mês.

"Os números são tão desproporcionais, são tão injustos. Ao mesmo tempo, estabeleceremos uma tarifa mínima de 10%. [...] Isso será para ajudar a reconstruir nossa economia e evitar a trapaça", declarou Trump. Segundo ele, a medida tem o objetivo de fazer com que países estrangeiros paguem pelo acesso ao mercado norte-americano, descrito por ele como "o maior do mundo".

Para o Brasil, a base tarifária para todos os produtos será de 10%, enquanto o aço e o alumínio continuarão com as taxas específicas de 25% já anunciadas anteriormente.

Trump afirmou que os EUA calcularão a taxa combinada de todas as tarifas e barreiras impostas por outros países e cobrarão aproximadamente metade desse valor em suas novas tarifas. Ele citou como exemplo a China, que segundo ele cobra tarifas de 67% sobre os produtos norte-americanos, motivo pelo qual os EUA imporão uma tarifa recíproca de 34%.

O presidente também criticou a União Europeia, afirmando que o bloco impõe tarifas de 39% sobre os produtos dos EUA. "Eles são muito duros, comerciantes muito, muito duros. [...] Vamos cobrar deles 20%", afirmou Trump.

Ele ainda declarou que países que quiserem evitar as novas tarifas devem transferir suas fábricas para os Estados Unidos. "Tarifas dão ao nosso país proteção contra aqueles que nos fariam mal econômico. [...] Mas, ainda mais importante, elas nos darão crescimento", afirmou.

Fonte: G1

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.