03.04.2025 às 15:51h - atualizado em 03.04.2025 às 15:59h - Geral
Itapiranga amplia cursos de capacitação em busca de suprir as demandas por trabalhador especializado. Nos dois primeiros meses do ano Itapiranga teve a menor média em cinco anos na geração de empregos. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, disponibilizado pelo Ministério do Trabalho mostram um saldo negativo. Somando os meses de janeiro e fevereiro, o município teve 592 contratações e 631 demissões, com saldo negativo de 39 vagas.
Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Alexandre Siqueira, isso é fruto da falta de mão de obra qualificada. Ele ressalta que o número de vagas de emprego é maior que o número de candidatos habilitados para ocupar o cargo. Conforme o Secretário, o município vem intensificando a oferta de capacitações em diferentes áreas, visando preparar o trabalhador para o mercado.
Alexandre Siqueira menciona que nem sempre a procura pelos cursos atende a expectativa. Itapiranga finalizou nesta semana a parceria com o Senac para três cursos, que vão abranger a qualidade no atendimento ao turista, Marketing Turístico e Instagram para Negócios. Ele menciona que os cursos são grandes oportunidades para atender bem a clientes de Itapiranga. São 40 vagas. Inscrições podem ser realizadas na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e em plataformas digitais.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico de Itapiranga também destaca a parceria com o Sebrae para mais uma edição do Cidade Empreendedora para os anos de 2025 e 2026. Segundo Alexandre Siqueira ainda terá novas opções de cursos em parceria com o SENAI.
Comentar pelo Facebook