03.04.2025 às 12:31h - atualizado em 03.04.2025 às 13:59h - Geral
Foi lançado na última semana em Chapecó, o Mapa do Agronegócio do Estado de Santa Catarina. O evento, realizado na UNO Chapecó, reuniu cerca de 200 pessoas, entre autoridades, como o presidente da Facisc, Elson Otto, prefeito de Chapecó, João Rodrigues, o secretário da Agricultura, Ademir Dalacorte, o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, deputado Altair Silva, além de produtores e representantes de entidades regionais.
Conforme a vice-presidente regional da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), Vanessa Back Bertol, o lançamento do mapa é um marco importante para o setor, já que o estudo foi formulado ao longo do último ano, com o intuito de consolidar dados relevantes sobre o agronegócio de Santa Catarina.
Segundo Vanessa, o levantamento reúne dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), oferecendo um panorama detalhado da produção agrícola, do rebanho, das exportações e dos principais polos do Estado.
Vanessa enfatizou que, para facilitar o acesso, o mapa estará disponível na plataforma online da FACISC, assim como nas redes sociais das entidades parceiras.
A vice presidente regional da Facisc destaca que o Mapa conta com cerca de 180 páginas de informações detalhadas sobre o setor primário (agricultura, pecuária e silvicultura), setor secundário (como a indústria têxtil, de papel, de alimentos, bebidas e insumos agrícolas) e do setor terciário (serviços especializados, comércio e distribuição), evidenciando a importância da agroindústria na cadeia produtiva, além de apresentar informações detalhadas sobre o crescimento dos itens agrícolas, incluindo números de produção e exportação, como o caso do Estado ser líder na produção e exportação de carne suína, codornas e banana.
De acordo com Vanessa Bertol, essa abordagem inovadora ajuda a identificar diferenciais e potenciais pouco explorados do agronegócio catarinense.
A vice-presidente regional da Facisc Vanessa Bertol ressaltou em entrevista a importância da região Oeste como destaque no agronegócio catarinense. De acordo com ela, atualmente a região do extremo oeste é responsável por 16 dos principais destaques do Estado, tanto em termos quantitativos quanto qualitativos, o que reflete o trabalho da população, que, apesar das dificuldades, tem feito um trabalho excepcional no campo.
Vanessa frisou que apesar disso, o Extremo Oeste ainda enfrenta grandes desafios em relação a infraestrutura das estradas e ferrovias, que impactam diretamente no escoamento da produção.
Com a divulgação do Mapa do Agronegócio, a FACISC reforça seu compromisso com práticas que incentivem o crescimento e desenvolvimento sustentável do setor.
Além do lançamento do mapa, Venssa Back Bertol salienta que a Facisc também tem se dedicado à criação de núcleos de agronegócio em diferentes municípios da região, com o objetivo de fortalecer ainda mais o setor produtivo.
Ela destaca que atualmente já existem três núcleos formados e a ideia é seguir expandindo para mais localidades, o que demonstra o crescente interesse e envolvimento dos produtores.
Comentar pelo Facebook