03.03.2025 às 16:58h - atualizado em 04.03.2025 às 06:11h - Clima
Duas pequenas cidades de Santa Catarina viraram fornos a céu aberto ao registrarem índice de calor de 55ºC nesta segunda-feira (3) no Estado. Apesar dos termômetrosterem marcado temperaturas de 37ºC às 14h, a umidade elevada do ar fez com que Itapiranga, no Oeste catarinense, e São João do Itaperiú, no Norte do Estado, registrassem índice de calor superior a 50ºC.
A maior temperatura foi registrada por Itapiranga. Os termômetros da cidade marcaram 37ºC às 14h, porém, a combinação com a umidade relativa do ar fez o índice de calor bater 55ºC. Em São João do Itaperiú foram 36ºC, mas o calor sentido pela população foi de 51ºC.
De acordo com a Defesa Civil, a onda de calor que começou ainda no último fim de semana deve seguir atingindo o Estado até pelo menos sexta-feira (7). As regiões que devem ser mais atingidas são o Oeste e o Litoral Sul, onde as temperaturas se aproximam e, pontualmente, passam dos 40°C.
O calor somado à disponibilidade de umidade, contribuem para o desenvolvimento de temporais muito isolados típicos de verão acompanhados de raios, chuva pontualmente intensa, além de rajadas de vento e granizo de forma ocasional, sobretudo entre as tardes e noites, em especial no interior do estado. Tal condição também é da massa de ar quente que já atua no Sul do Brasil há alguns dias. As noites seguem abafadas e as tardes com temperaturas máximas acima dos 30°C em todas as regiões catarinenses.
O que é o índice de calor?
De acordo com a Epagri Ciram, o índice de calor, ou heat index, em inglês, é a temperatura sentida devido à combinação entre a temperatura aparente do ar e a umidade relativa do ar.
Através de cálculos é possível chegar a uma medida para definir qual a intensidade do calor que uma pessoa sente, variando em função da temperatura e da umidade do ar. Isso explica por que sentimos mais calor em ambientes mais úmidos do que em locais mais secos, com a mesma temperatura.
Fonte: NSC Total
Comentar pelo Facebook