03.01.2026 às 16:46h - Extremo Oeste

Condições climáticas deixam 14 mil unidades sem luz na Região

Rudinei Heinle

Por: Rudinei Heinle São Miguel do Oeste - SC

Condições climáticas deixam 14 mil unidades sem luz na Região
Celesc

Cerca de 14 mil unidades consumidoras ficaram sem energia elétrica em municípios da região devido aos efeitos do mau tempo registrado na manhã deste sábado, 3, conforme balanço divulgado pela Celesc.

De acordo com o gerente Regional da Celesc, Sandro Valmorbida, a regional que atende 34 municípios iniciou o ano enfrentando ocorrências provocadas principalmente por fortes ventos e pela intensa presença de vegetação, especialmente eucaliptos, próximos à rede elétrica. No pico das interrupções, foram registrados alimentadores fora de operação, cabos rompidos, além de danos em transformadores e postes.

Levantamento do sistema aponta que os maiores números de interrupções ocorreram em Anchieta, com 2.670 registros, São Bernardino, com 1.122, Dionísio Cerqueira, com 639, Descanso, com 522, e Paraíso, com 507. Todas as ocorrências contabilizadas foram classificadas como interrupções acidentais, sem registros de desligamentos programados.

Segundo a Celesc, mesmo com investimentos contínuos para reforço da rede, eventos climáticos extremos seguem impactando o fornecimento de energia elétrica. As equipes técnicas permanecem mobilizadas para o restabelecimento do sistema, com prioridade à segurança dos trabalhadores e da população.

A orientação aos consumidores é para que considerem sempre a rede como energizada e entrem em contato com o atendimento pelo telefone 0800 048 0196 em caso de necessidade. A empresa afirma que o objetivo é manter o fornecimento de energia com qualidade e segurança, mesmo diante das adversidades impostas pelas condições climáticas.

Por volta das 16h30 deste sábado, a energia já havia sido reestabelecida em quase todas as cidades inicialmente afetadas.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.