02.12.2025 às 14:53h - Extremo Oeste
O mês de dezembro começou com ações intensificadas de prevenção e testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites B e C em São Miguel do Oeste. A mobilização faz parte da campanha Dezembro Vermelho, que chama atenção para a luta contra o HIV/Aids e o preconceito ainda enfrentado por quem convive com o vírus.
Nesta segunda-feira, 1º, uma ação especial foi realizada em frente ao Posto Central de Saúde, ao lado da Praça Belarmino Anoni. Das 8h até o fim da tarde, equipes da Secretaria de Saúde ofereceram testagens rápidas, distribuíram preservativos e disponibilizaram autotestes de HIV para a população.
A enfermeira Juliana Pinheiro, coordenadora do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) da Secretaria de Saúde, reforçou que o diagnóstico precoce é uma das chaves no enfrentamento à doença. “O Ministério da Saúde estima que, para cada caso confirmado, outras quatro pessoas podem estar vivendo com HIV sem saber. Por isso, testar é fundamental para quebrar essa corrente de transmissão”, explicou.
O SAE, antigo ambulatório especializado de São Miguel do Oeste, é referência para 33 municípios da região. Atualmente, 400 pessoas com Aids estão em acompanhamento no serviço – 390 delas fazem uso contínuo de medicamentos antirretrovirais.
Segundo Juliana, o foco da saúde hoje não é mais em grupos de risco, e sim em comportamentos de risco que precisam ser prevenidos com informação e cuidado. A campanha segue durante todo o mês, com atividades nas Estratégias Saúde da Família (ESFs) e unidades dos bairros, que vão promover manhãs e tardes de testagens e orientações.
Comentar pelo Facebook