02.12.2022 às 13:47h - atualizado em 02.12.2022 às 13:51h - Geral

Programa “Penso, Logo Destino” recolhe mais de 82 mil lâmpadas e 100 mil pilhas

Luiz Lerner

Por: Luiz Lerner São Miguel do Oeste - SC

Programa “Penso, Logo Destino” recolhe mais de 82 mil lâmpadas e 100 mil pilhas
Foto: Cristian Lösch / Portal Peperi

O CONDER e o IMA estiveram desenvolvendo na manhã desta quinta-feira, dia 01, um encontro para apresentação de resultados e fortalecimento das parcerias responsáveis pelo desenvolvimento de ações voltadas à preservação ambiental na região. O evento ocorreu na sede da Ameosc, em São Miguel do Oeste, onde também foi feita, pelo Instituto do Meio Ambiente, a entrega do Troféu Formiguinha ao CONDER, à Ameosc, à Amerios e ao Ministério Público.

Segundo Cícero Brasil, Coordenador Estadual do programa “Penso, Logo Destino”, alguns dados importantes foram apresentados durante a reunião. Ele pontuou que neste ano foram recolhidas ao todo 130 mil lâmpadas em todo o estado, das quais 82 mil foram apenas nos 29 municípios conveniados ao CONDER. Além disso, mais de 100 mil pilhas foram arrecadadas na região, cerca de 1,5 tonelada do material.

Para ele, o resultado significativo demonstra disciplina, organização, dedicação, vontade e estruturação não apenas das entidades, mas também da própria população a qual é responsável por fazer a ação acontecer. Para o ano que vem, a expectativa é de que haja um aumento de 30% na coleta dos materiais.

O projeto “Penso, Logo Destino”, para Cícero, possui fundamental importância já que evita o despejo de pilhas, baterias, lâmpadas e demais eletrônicos no meio ambiente, objetos estes considerados tóxicos por conterem metais pesados como lítio, cádmio, chumbo e mercúrio. A presença destes resíduos na natureza pode contaminar rios, aquíferos, lençóis freáticos, o próprio solo e consequentemente os animais e nós, seres humanos. Os metais pesados podem ainda causar câncer àqueles que forem contaminados.

Portanto, a intenção do Coordenador, na verdade, não é trabalhar por meio de campanhas, mas sim fazer com que os moradores entendam o valor que o meio ambiente possui para que então descartem corretamente esses resíduos, sem que haja a necessidade de um órgão fiscalizador lhes cobrando.

Visando fortalecer cada vez mais as ações, algo que será buscado intensamente em 2023, mais de 1200 pessoas foram capacitadas em toda Santa Catarina, sendo que aproximadamente metade desse público pertence à região da Ameosc e Amerios, área a qual abrange cerca de 300 mil habitantes.

Cícero Brasil lembrou que será feita a entrega de prêmios aos agentes de saúde, reconhecendo o bom trabalho que desempenharam, além de atividades com as escolas para mostrar um pouco da realidade às crianças e jovens.

Foto(s): Cristian Lösch / Portal Peperi

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.