02.09.2025 às 11:04h - Geral
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus serão julgados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a partir desta terça-feira, 2, por tentativa de golpe de Estado. Eles integram o núcleo 1, que reúne aqueles que são considerados os principais integrantes da suposta organização criminosa denunciada pela Procuradoria-Geral da República (PGR). As informações são de g1 e Uol.
As sessões irão acontecer ao longo de duas semanas, sendo a primeira nesta terça, e depois nos dias 3, 9, 10 e 12 de setembro. Neste primeiro dia, o julgamento acontece das 9h às 12h e das 14h às 19h.
A PGR acusa Bolsonaro de ser o “principal articulador, maior beneficiário e autor” das ações voltadas à ruptura do Estado Democrático de Direito, que tinham como objetivo manter ele no poder mesmo depois da derrota nas urnas. Outros sete integrantes do núcleo 1, também chamado de núcleo crucial da trama golpista, serão julgados.
- O ex-ministro Paulo Sérgio Nogueira é o único réu presente no Supremo: “A gente acredita na Justiça e nas provas apresentadas nas nossas alegações finais”, disse ele. O julgamento começou por volta das 9h.
- “O país e sua Suprema Corte só têm a lamentar que, mais uma vez na história republicana brasileira, se tenha novamente mais uma vez tentado um golpe de Estado atentando contra as instituições e a democracia pretendendo se uma ditadura. As instituições mostraram sua força e sua resiliência”, declarou o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, durante a leitura do relatório com os detalhes das denúncias.
- “A pacificação do país, que é o desejo de todos nós, a pacificação do país depende do respeito à Constituição, da aplicação das leis e do fortalecimento das instituições, não havendo possibilidade de se confundir a saudável e necessária pacificação com a covardia do apaziguamento, que significa impunidade”, segue Moraes durante a leitura do relatório.
Fonte: NSC Total
Comentar pelo Facebook