02.09.2024 às 09:37h - atualizado em 03.09.2024 às 07:07h - Saúde
O município de Descanso registrou um caso de Tuberculose. De acordo com informações, o paciente está sendo atendido com acompanhamento da Unidade de Saúde.
Conforme a enfermeira do Setor de Vigilância Epidemiológica Débora Weschenfelder Magrini, a tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculose, também conhecida como bacilo de Koch. A doença afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos do corpo, como ossos, rins e membranas que envolvem o cérebro.
Apesar de ser uma enfermidade antiga, a tuberculose continua sendo um importante problema de saúde pública.
No mundo, a cada ano, cerca de 10 milhões de pessoas adoecem por tuberculose. A doença é responsável por mais de um milhão de óbitos anuais. No Brasil são notificados aproximadamente 80 mil casos novos e ocorrem cerca de 5,5 mil mortes em decorrência da tuberculose.
Débora enfatiza que os principais sintomas da tuberculose são tosse por mais de três semanas, falta de apetite, emagrecimento, suores noturnos, dor no peito e febre ao final do dia.
A enfermeira do setor de vigilância epidemiológica do município de Descanso salienta que a transmissão da doença ocorre por via respiratória, pela eliminação de aerossóis produzidos pela tosse, fala ou espirro de uma pessoa com tuberculose ativa.
A enfermeira frisa que caso sejam notados sintomas da doença é importante que a pessoa procure atendimento na Unidade Básica de Saúde, para que seja possível ter o diagnóstico da doença, por meio de exames laboratoriais.
Débora Weschenfelder Magrini menciona que o tratamento da tuberculose dura em torno de seis meses e é feito por meio de medicamentos.
Ela salienta que tanto os exames quanto os medicamentos são disponibilizados ao paciente deforma gratuita pelo SUS.
Comentar pelo Facebook