02.08.2022 às 10:09h - Geral

Captação de clientes por parte de advogados é ilegal e pode gerar punições

João Bresolin

Por: João Bresolin São Miguel do Oeste - SC

Captação de clientes por parte de advogados é ilegal e pode gerar punições
Banco de Imagens Pixabay

A reportagem da Peperi foi procurada na última semana por uma moradora de São Miguel do Oeste que relatou ter recebido a visita de um advogado alegando que um familiar já falecido possuía valores a receber de uma instituição financeira da cidade. Conforme ela, o profissional fez contato e até levou uma procuração pronta para a família assinar, alegando que os valores seriam revertidos.

Ela estranhou a ação e na dúvida procurou o Portal Peperi para obter mais informações e também para alertar outras pessoas que por ventura estejam passando pela mesma situação. De acordo com a moradora, o objetivo é esclarecer os fatos para que nenhuma família caia em um possível golpe e possa sofrer prejuízos.

Diante da situação, a reportagem entrou em contato com a comissão de fiscalização da Subseção de São Miguel do Oeste da Ordem dos Advogados do Brasil que declarou que a prática de captação de clientes por parte de advogados, bem como o tipo de abordagem relatado pela moradora ao Portal Peperi é ilegal.

Segundo o presidente da comissão, Laerton Bueno, as pessoas que por ventura recebam o contato de qualquer pessoa se passando por advogado seja por qualquer meio devem ficar atentas. Ele destacou que a prática não é comum na região e salientou que esses profissionais se apropriam de informações baseadas em listas e reforçou que esse tipo de contato visa apenas a captação de clientes.

Laerton lembrou que a Ordem dos Advogados do Brasil veda essa prática por parte dos profissionais e salientou que o trabalho da advocacia é diferente e por isso as pessoas que recebem esse tipo de abordagem não devem assinar qualquer tipo de documento e nem repassar informações.

Já a integrante da Comissão de Fiscalização da Subseção da OAB de São Miguel do Oeste, Michele Beal, afirmou que os advogados que abordam pessoas aleatórias e oferecem serviços estão cometendo infrações e podem ser penalizados pela prática. Ela salientou que esse tipo de atuação não é recomendável e totalmente duvidosa e por isso as pessoas devem procurar um escritório ou profissional de confiança.

Já o advogado Paulo Roberto Borsatto lembrou que em caso de dúvidas os moradores podem procurar a OAB de São Miguel do Oeste e garantiu que todas as providências serão tomadas visando encontrar os responsáveis.

Borsatto disse que caso comprovado o ato ilegal, o profissional vai responder um processo disciplinar, podendo ainda, chegar na esfera criminal.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.