02.07.2021 às 09:07h - Geral

Município busca regularizar sistema de resíduos domésticos

Maruhan França

Por: Maruhan França São José do Cedro - SC

Município busca regularizar sistema de resíduos domésticos
Ilustrativa

Como a maioria dos municípios pequenos na região, Palma Sola também possui um problema com o esgoto doméstico. As redes coletoras convencionais exigem um alto investimento. E visando um menor custo, além de regularizar a situação, o município decidiu criar um novo sistema. Implantado em 2010, a rede instalada possui um custo menor e menos burocrático. Os detalhes são do diretor de Meio Ambiente, Douglas Ribeiro. O sistema criado na época garante entre 86% e 92% de eficiência. O diretor destacou que esta porcentagem é bem acima do proporcionado por uma rede de coleta convencional.

Ele disse que outros municípios do Extremo-Oeste foram visitar Palma Sola para saber como era o funcionamento, sendo que alguns também acabaram implantando. Ribeiro salientou que no momento não possui um sistema para a coleta seletiva. Para realizar a recolha, o morador deve solicitar na prefeitura a retirada dos resíduos. Após este serviço, o processo é rápido. Com os resíduos, é realizada a decantação e esterilização para evitar qualquer agente contaminante e separado a água dos efluentes.

O diretor de Meio Ambiente, Douglas Ribeiro lembrou que em 2018 esteve num congresso de saneamento básico em Florianópolis apresentando o sistema criado por Palma Sola. O diretor comentou que está buscando formalizar oficialmente o sistema. Ele explicou que depois da regularização, o projeto será padronizado pelo Ministério do Meio Ambiente. Devido ao baixo custo, o diretor destacou que o município de Flor da Serra está procurando realizar a implantação do mesmo sistema.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.