02.06.2021 às 12:05h - atualizado em 02.06.2021 às 12:14h - Geral

Setor epidemiológico da dengue confirma o primeiro caso importado neste ano

Maruhan França

Por: Maruhan França São José do Cedro - SC

Setor epidemiológico da dengue confirma o primeiro caso importado neste ano
Reuters

O agente de Endemias de São José do Cedro, Matheus Romera, confirmou o primeiro caso importado da dengue em São José do Cedro. Conforme ele, esse caso possivelmente foi importado da região de Dionísio Cerqueira, sendo que o infectado trabalhava em tal região. São José do Cedro registrou desde o início deste ano dois casos autóctones e um importado da dengue.

Romera salientou ainda que não foi encontrado nenhum foco do mosquito no entorno da casa do infectado. Mas o agente lembrou que as pessoas podem contrair a dengue em outros municípios, como provavelmente é o caso. A equipe realizou os trabalhos de verificação na cidade, mas as orientações seguem sendo as mesmas feitas nos últimos meses pelos profissionais.

Matheus disse que a dengue também pode proliferar assim como o coronavírus, porém de forma mais lenta, contudo, as preocupações ainda são grandes devido aos sérios problemas que a infecção, não tratada a tempo, pode causar no infectado.

A orientação do profissional de endemias, Matheus Romera, é que uma pessoa com sintomas da dengue fique em repouso por até sete dias após o aparecimento dos primeiros sintomas. Ele explicou que durante o tempo de suspeita de infecção da dengue, a pessoa é orientada a passar repelentes a cada três horas.

Além disso, os trabalhos de vistorias realizados pelos agentes ocorrem semanalmente. Romera disse que todas as semanas os profissionais encontram a larva de mosquitos nos vasos de plantas. Ele destacou ainda que mesmo nos períodos de frio, são encontradas algumas larvas.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.