Polícia

02.04.2024 às 13:14h - atualizado em 02.04.2024 às 14:11h - Polícia

Comandante da PM de Itapiranga aponta falta de punição em vandalismo

O Comandante da PM de Itapiranga esteve na sessão da Câmara de Vereadores, para contribuir no debate do Projeto de Lei que busca estabelecer medidas mais rígidas para a permanência e consumo de bebida alcoólicas em locais públicos.

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

Comandante da PM de Itapiranga aponta falta de punição em vandalismo
Comandante do Destacamento da Polícia Militar de Itapiranga - Flávio Paulus

Os atos de vandalismo em Itapiranga estão gerando debate entre Polícia Militar, Prefeitura e Câmara de Vereadores. Os problemas se agravaram e geram revolta da população.

Para o Comandante do Destacamento da Polícia Militar de Itapiranga, Flávio Paulus, o problema está na falta de punição para as pessoas que cometem vandalismo, promovem brigas, perturbação do sossego e ainda consomem e comercializam drogas na Avenida Uruguai, no centro de Itapiranga. Relata ainda a apreensão de armas brancas, como facas.

Conforme o Sargento, Flávio Paulus, é comum flagrar as mesmas pessoas, cometendo os mesmos crimes, por diversas vezes. Isso inclui menores de idade, com ampla lista de ocorrências policiais. O Comandante da PM de Itapiranga esteve na noite desta segunda-feira, 01, na sessão da Câmara de Vereadores, para contribuir no debate do Projeto de Lei que busca estabelecer medidas mais rígidas para a permanência e consumo de bebida alcoólicas em locais públicos. Flávio Paulus informa que a Polícia Militar tem arquivo de filmagens de brigas e vandalismo na Avenida Uruguai que mostram a repetição dos mesmos envolvidos em diferentes ocorrências.

O sargento menciona que o problema não é atual e se agravou com a presença de estrangeiros em Itapiranga. Destaca ainda que é comum perceber que os vândalos são bem informados dos seus direitos, mas esquecem dos deveres que possuem. O Comandante da PM de Itapiranga reforça que a função da Polícia Militar é atuar ostensivamente para manter a ordem e realizar os boletins de ocorrência, o restante cabe a Polícia Civil, Ministério Público e Judiciário.

O Chefe de Gabinete da Prefeitura de Itapiranga, Artêmio Scalon, destaca a necessidade de ações coletivas para acabar com a baderna na Avenida Uruguai, no centro de Itapiranga. Ele menciona a necessidade de envolvimento dos poderes executivo, legislativo e judiciário. Scalon destaca conversas com Polícia Militar, Polícia Civil e Ministério Público para definir medidas para estabelecer punições.

O Chefe do Gabinete afirma que o município de Itapiranga não pode ser marcado por este tipo de comportamento. Ele esclarece que os danos são causados por pessoas de Itapiranga, imigrantes e de municípios vizinhos. Segundo Artêmio Scalon, são necessárias punições rigorosas para os responsáveis pelos atos de vandalismo Salienta ainda que a equipe terceirizada para fazer a limpeza tem dedicação extra para deixar tudo em ordem após cada noite de vandalismo.

Além do projeto que regulamenta a utilização dos espaços públicos em especial a Avenida Uruguai, que está em tramitação na Câmara de Vereadores, também são sugeridas outras medidas para conter o vandalismo. Os vereadores, Roberto Basto, Presidente do legislativo e Leonardo Sausen, protocolaram um Pedido de Providências sugerindo ao Executivo Municipal serviços de segurança privada na Avenida Uruguai. Basto afirma que as pessoas que desejam curtir este local turístico, devem ter este direito preservado. Ele defende ainda que os responsáveis sejam punidos para evitar a repetição dos fatos.

- OUÇA!


Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.