02.03.2021 às 09:50h - atualizado em 02.03.2021 às 16:51h - Saúde

Variante do coronavírus pode estar atrás do aumento de internações afirma enfermeiro

Marcos de Lima

Por: Marcos de Lima São Miguel do Oeste - SC

Variante do coronavírus pode estar atrás do aumento de internações afirma enfermeiro
Foto: Marcos de Lima / Portal Peperi

O enfermeiro e coordenador da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste, Marcos Bortolanza, falou com exclusividade ao Portal Peperi e afirmou que o aumento das internações é resultado das novas variações do coronavírus.

De acordo com o enfermeiro, os números apontam para uma maior transmissibilidade da doença e que isso tem relação com a mutação do vírus, que está se adaptando e infectando com mais facilidade.

Bortolanza destaca que no início da pandemia as pessoas mais acometidas e que necessitavam de leitos de UTI eram idosos, mas isso começou mudar, cada vez mais jovens estão necessitando de tratamento intensivo, o que preocupa os órgãos de saúde e causam a superlotação dos hospitais.

Para Bortolanza a forma de conter o avanço da doença é simples. Ele destaca que as pessoas devem manter o distanciamento social, utilizar máscaras e abusar dos cuidados com a higienização de mãos e ambientes, além de em casos de sintomas, procurar atendimento médico e manter o isolamento.

O enfermeiro enfatiza que as pessoas precisam ter empatia, que ações de resguardo são as mais eficazes para diminuir a curva de contágio e consequentemente a diminuição na ocupação de leitos de UTI.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.